Menu
Menu
Busca sexta, 27 de junho de 2025
TJMS Mulher - Jun25
Educação

Fies: instituições de ensino têm até hoje para confirmar participação

Inscrição para vagas remanescentes terá edital em breve

07 abril 2025 - 12h22Luiz Vinicius, com informações da Agência Brasil

As instituições privadas de ensino superior têm até esta segunda-feira (7) para confirmar a participação na edição de oferta de vagas remanescentes do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) para o primeiro semestre de 2025.

O programa do Ministério da Educação (MEC) oferece financiamento para cursos de graduação em universidades e faculdades privadas que tenham avaliação positiva no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).

O objetivo da política pública é facilitar o acesso de estudantes de baixa renda ao ensino superior. 

Vagas remanescentes - Os dados para o Fies 2025 do primeiro semestre devem ser preenchidos virtualmente, até as 23h59 de hoje, pelas faculdades privadas exclusivamente, pelo Sistema Informatizado do Fies (Sisfies), no módulo com o  título Fies Oferta. Para acessar o sistema, é preciso ter cadastro no Login Único do portal Gov.br.

Devem ser informados dados de cada curso a ser ofertado, número de vagas, turno, local e valores das semestralidades.

Somente as instituições que fizeram a adesão ao Fies do primeiro semestre de 2025 e ao Fundo Garantidor do Fies ficam habilitadas a assinar eletronicamente o termo de participação, no módulo FiesOferta.

Cronograma - Após o período de confirmação de participação, o novo edital publicado pelo MEC, de 8 a 11 de abril, permitirá que as instituições de ensino superior verifiquem e até corrijam informações do documento que formaliza a participação nessa edição do Fies.

O edital ainda determina que as faculdades privadas divulguem, em suas páginas eletrônicas na internet e com a fixação em local de grande circulação de estudantes, a participação da entidade no processo seletivo.

A divulgação deve informar o número de vagas remanescentes disponibilizadas, a relação de cursos e turnos de cada local de oferta da instituição, bem como a legislação que ainda será publicada pelo MEC relativa a vagas remanescentes do Fies.

Fies 2025/1 - O Ministério da Educação (MEC) confirmou que, em breve, divulgará novo edital com as regras e o cronograma para a inscrição dos estudantes às vagas remanescentes do Fies, que sobram das etapas anteriores de seleção do programa neste ano.

Na fase regular do Fies 2025/1, as universidades privadas de ensino superior ofereceram 67.301 vagas de cursos de graduação. Na outra ponta, o programa recebeu mais de 493 mil inscrições de 198.579 candidatos. Cada um deles pode se inscrever em até três opções de cursos.

Agora, as vagas remanescentes são destinadas exclusivamente aos estudantes efetivamente matriculados no curso, turno e local de oferta para os quais se inscreveram. 

A pasta aguarda apenas as informações prestadas pelas mantenedoras das instituições de ensino superior não gratuitas até esta segunda-feira.

Reportar Erro
Funlec - Matriculas

Deixe seu Comentário

Leia Também

Prouni
Educação
Prouni abre inscrições do segundo semestre no dia 30 de junho
Fundação Manoel de Barros lança 9º Concurso de Redação para estudantes da rede pública
Educação
Fundação Manoel de Barros lança 9º Concurso de Redação para estudantes da rede pública
João brilhou na competição
Educação
Nadador de Campo Grande conquista dois ouros no Grand Prix Latam, no Paraguai
Foto:
Interior
Estudantes enfrentam mais de 4 horas de deslocamento escolar e MPMS exige providências
Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul -
Interior
MP abre procedimento para fiscalizar escolas em Deodápolis por falta de saneamento
Prefeitura de Ladário -
Interior
Promotoria investiga concessão de gratificações a diretores da rede municipal de Ladário
Identidade Visual MPMS -
Interior
MP recomenda adoção de ações contra bullying e violência nas escolas em Aquidauana
Campus do IFMS em Dourados
Educação
Concurso da UEMS pagará salários de até R$ 11 mil para professores
Enem teve as inscrições prorrogadas
Educação
Mais de 66 mil sul-mato-grossenses fizeram a inscrição para o Enem
Mochila -
Interior
MP investiga distribuição de material escolar com conteúdo publicitário em Paranaíba

Mais Lidas

Pai esfaqueia filha de 7 anos no peito várias vezes após matar esposa durante a madrugada
Polícia
Pai esfaqueia filha de 7 anos no peito várias vezes após matar esposa durante a madrugada
JD1TV: Criança de 2 anos é socorrida em estado grave ao ser agredida em aeroporto
Polícia
JD1TV: Criança de 2 anos é socorrida em estado grave ao ser agredida em aeroporto
Momento da execução do empresário
Polícia
JD1TV: Câmera mostra momento em que empresário é assassinado no Jd. Aeroporto
JD1TV: Adolescente é esfaqueada por colega durante briga na saída da escola em Campo Grande
Polícia
JD1TV: Adolescente é esfaqueada por colega durante briga na saída da escola em Campo Grande