A Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) é 41ª melhor universidade do Brasil, de acordo com o Ranking Universitário da Folha (RUF), do jornal Folha de São Paulo, e a primeira no estado de Mato Grosso do Sul pelo 8º ano consecutivo. No ranking geral, esta é a melhor colocação da Instituição nos últimos quatro anos e, em relação ao ano passado, a Universidade subiu oito posições.
Em comparação com as instituições federais de ensino superior do país, a UFMS ocupa a 29ª colocação entre as 63 avaliadas. Já na região Centro-Oeste, a UFMS aparece em 4º lugar entre 14 instituições.
“A proposta desta gestão sempre foi, desde o início, colocar a UFMS como uma instituição de destaque nacional e se consolidar cada vez mais como referência regional. Estar na 41ª colocação entre as melhores universidades do país e permanecer por oito anos como a primeira de Mato Grosso do Sul é resultado de muito trabalho e dedicação por parte de todos os nossos servidores e estudantes, e nós esperamos que esse legado continue cada vez mais, porque aqui nós temos educação pública, gratuita e de qualidade, e isso merece todo o reconhecimento”, declara o reitor Marcelo Turine.
A avaliação do Ranking Universitário Folha é realizada anualmente e engloba todas as universidades ativas do Brasil, utilizando dados nacionais e internacionais e pesquisas de opinião realizadas pelo Datafolha como base.
Ao todo foram avaliadas 197 Instituições de Ensino Superior em cinco aspectos: ensino, pesquisa, mercado, internacionalização e inovação. A partir desses critérios, são analisados itens como total de publicações, número de teses defendidas, percentuais de professores com pós-graduação strictu sensu e em dedicação integral, opinião de empregadores, número de patentes e citações internacionais.
A UFMS ficou em 41º lugar em inovação, subindo 17 posições em relação ao ano passado; 51º lugar em ensino e pesquisa, 56º lugar em mercado e 87º lugar em internacionalização.
O RUF também avalia 40 cursos de graduação com base em dois aspectos: ensino e mercado. Destes, 33 são ofertados pela UFMS e as graduações da Universidade estão posicionadas na primeira colocação do estado em 26. Em âmbito nacional, a Instituição se destacou com curso de Geografia, que se posicionou no 22º lugar; com o curso de Agronomia, no 23º lugar e com o curso de Engenharia Ambiental, no 25º lugar.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

Prouni divulga aprovados em primeira chamada

Promotora cobra transparência da prefeitura de Campo Grande em denúncias na Semed

Matrículas do Sisu 2026 começam hoje na UFMS

Fies 2026: inscrições começam na terça-feira e vagas já podem ser consultadas

Piso do magistério sobe para R$ 5.130,63 e passa a valer retroativamente

Resultado do Sisu 2026 já está disponível para consulta

As inscrições para o Prouni do 1° semestre termina amanhã

Presidente da FUNLEC representa instituição em evento de educação e tecnologia mundial

Levando educação no trânsito às escolas, Detranzinho abre inscrições na Capital

Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (Reprodução/Assessoria)



