Menu
Menu
Busca sexta, 18 de julho de 2025
TJMS Mulher jul25
Educação

Governo terá subsecretaria para escolas militares, diz futuro ministro

Rodriguez enfatizou que a medida não se trata de militarização

01 janeiro 2019 - 14h34Da redação com informações da Agência Brasil    atualizado em 01/01/2019 às 14h44

O futuro ministro da Educação, Vélez Rodríguez, disse nesta terça-feira(1º) que será criada uma secretaria para cuidar de iniciativas das escolas cívico militares. Ele enfatizou que não se trata de “militarização” e que o custo de expansão do modelo “não sairia muito caro”.

“Por que não apoiar isso, se está dando certo? Não é coisa que saia muito cara não. Os modelos em desenvolvimento partem de colégios já estabelecidos que pedem ajuda à gestão cívico-militar. [Haverá uma] subsecretaria que cuidará disso”.

De acordo com Rodríguez, o modelo “traz de benefício à disciplina, as crianças terem uma educação para cidadania”. A ideia de ter colégios militares em todas as capitais do Brasil até 2020 já constava no programa de governo de Jair Bolsonaro.

Vélez foi o primeiro a chegar ao Palácio do Planalto, poucas horas antes de ser empossado por Bolsonaro que receberá a faixa presidencial por volta das 16h30.

O futuro chefe da pasta da Educação também defendeu o modelo de universidade pública paga por quem tem condições financeiras para tal e citou o que acontece na Colômbia, seu país de origem.

“Cobrar uma taxa das universidades públicas não seriam uma coisa de outro planeta. Na Colômbia, universidade pública é paga por meio de declaração de renda. Se você não tem dinheiro, o governo te dá bolsa. Se você é classe média paga uma quantia simbólica e se você é rico, paga."

Ele antecipou, no entanto, que a questão deverá ser discutida pelo Poder Legislativo. “Mas tudo deve ser debatido com calma no Congresso Nacional, com a sociedade e com a comunidade acadêmica. Não é uma coisa que vai cair como num raio do céu.”

Reportar Erro

Deixe seu Comentário

Leia Também

Alunos plantam 400 mudas na Praça Ary Coelho
Educação
Alunos plantam 400 mudas na Praça Ary Coelho
Copa do Brasil Feminina: Operário enfrenta o Flamengo em agosto
Esportes
Copa do Brasil Feminina: Operário enfrenta o Flamengo em agosto
Educação de MS apresentou ótimos índices
Educação
Educação de MS se destaca como a segunda que mais avançou na alfabetização no país
Acadêmicos no campus da universidade
Educação
Começam nesta segunda-feira as inscrições do Fies para o 2º semestre
Divulgação/Fundect
Educação
Fundect oferta 1.000 bolsas de Iniciação Científica para estudantes do ensino médio
Diploma de papel não irá mais valer; confira
Educação
Diploma de papel não irá mais valer; confira
Presídio em Mato Grosso do Sul
Justiça
Projeto nacional de educação por meio do cinema chega a presídios de Campo Grande
Foto: MEC
Educação
Governo Federal institui programa de educação financeira no ensino básico
 Foto: Luana Silva/g1
Educação
Confira o resultado da primeira chamada do Prouni do 2º semestre de 2025
Enem dos Concursos pode ser suspenso
Educação
Ministério Público pede suspensão do 'Enem dos Concursos' por falhas nas cotas

Mais Lidas

Foto: Divulgação
Cidade
Capital abre processo seletivo para auxiliar administrativo, motorista e cuidador social
Santa Casa tenta achar família e identificar paciente internado há quase um mês no hospital
Polícia
Santa Casa tenta achar família e identificar paciente internado há quase um mês no hospital
Santa Casa encontra familiar de paciente internado sem identificação há quase 1 mês
Polícia
Santa Casa encontra familiar de paciente internado sem identificação há quase 1 mês
O caso aconteceu em Campo Grande
Polícia
JD1TV: 'Justiceiros' dão corretivo em ladrão de lixeira no Nova Lima