A paralisação da obra de uma escola de educação infantil em Bonito fez o Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul (MPMS) instaurar um procedimento administrativo para acompanhar a retomada dos trabalhos.
A unidade, do tipo B do Proinfância, está registrada no Sistema Integrado de Monitoramento, Execução e Controle do Ministério da Educação (Simec/MEC). Segundo dados oficiais, a construção alcançou 37% de execução e está paralisada desde a última vistoria, realizada em 4 de setembro de 2023.
Para a obra, foram pactuados R$ 1.272.412,19 do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).
De acordo com o MPMS, a interrupção impede a ampliação da oferta de vagas na educação infantil no município e pode prejudicar o direito das crianças à educação, garantido pela Constituição Federal, pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação (Lei nº 9.394/1996) e pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei nº 8.069/1990).
Como primeira medida, a 2ª Promotoria de Justiça de Bonito enviou ofício ao município solicitando, no prazo de 30 dias, informações sobre a situação atual da obra, incluindo o percentual atualizado de execução, as condições do canteiro e as razões da paralisação.
O município também deverá informar se aderiu ao Pacto Nacional pela Retomada de Obras e de Serviços de Engenharia destinados à Educação Básica, instituído pela Lei Federal nº 14.719/2023, e apresentar um cronograma para a retomada e conclusão da construção.
A instauração do procedimento segue recomendação do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), que orientou a fiscalização de obras paralisadas na área da educação infantil em todo o país.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

Alunos de medicina da UNIDERP acionam Ministério Público em busca de melhorias

Prazo para concurso da UFGD encerra nesta semana

Prazo para entregar documentos do Prouni termina nesta sexta-feira (13)

Conselho Tutelar defende apuração rigorosa sobre câmera em banheiro de escola pública

MEC define calendário nacional de matrícula na residência médica

Estados terão que abrir 600 mil vagas para abater dívida com União

Kits escolares não chegam a todos e prefeitura joga entrega para após o Carnaval

Riedel acompanha volta às aulas e reforça segurança e investimentos na Educação

IFMS publica listas de espera para cursos técnicos EJA e subsequentes


Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul - (Foto: Ilustrativa/MPMS)


