Convênio entre o Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso do Sul (TCE-MS) e a Controladoria Geral do Estado (CGE-MS), com participação da Secretaria da Educação (SED-MS) inicia o projeto “Estudantes no Controle”, com o intuito de valorizar o potencial da população escolar para conscientizar a sociedade sobre suas instituições, valores e direitos.
Com foco em alunos dos anos finais do Ensino Fundamental, 6º ao 8º ano, e do Ensino Médio, além dos matriculados no Educação de Jovens e Adultos (EJA) e no Ensino Técnico, o projeto consubstancia iniciativa pedagógica pioneira a ser inicialmente desenvolvida em trinta escolas estaduais de Campo Grande, Jaraguari e Terenos.
O projeto deve desenvolver o senso comunitário e a responsabilidade coletiva no uso dos bens públicos, bem como incentivar o zelo para com o material e as instalações escolares.
Além de estender essas preocupações básicas para as demais questões sociais e humanas da comunidade.
O Projeto recorrerá a peças teatrais, auditorias cidadãs e debates sobre políticas públicas no ambiente escolar, com vistas a mobilizar professores e alunos para participação mais objetiva não só no cotidiano da escola, mas do meio socioeconômico e cultural onde ela se insere.
Segundo o presidente do TCE-MS Iran das Neves, “ao utilizar instrumentos pedagógicos eficazes, além de temáticas atraentes e compatíveis com sua idade, para despertar nos estudantes, de forma progressiva e consistente, o senso de pertencimento, a noção de que podem contribuir para o debate das questões comunitárias, certamente estaremos lhes incutindo o gérmen da responsabilidade social que moldará o cidadão de amanhã”.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

Hélio Daher assume vice-presidência do Consed em Brasília

UEMS abre inscrições para o PROUEMS 2026 com vagas remanescentes em cursos de graduação

Resultado da segunda chamada do Prouni já está disponível

Censo registra queda de 1 milhão de matrículas na educação básica

Cadastro e inscrições no Pé-de-Meia Licenciaturas começam nesta sexta

Obra parada de escola infantil em Bonito é alvo de investigação do MPMS

Alunos de medicina da UNIDERP acionam Ministério Público em busca de melhorias

Prazo para concurso da UFGD encerra nesta semana

Prazo para entregar documentos do Prouni termina nesta sexta-feira (13)


Presidente do TCE-MS Iran das Neves (Reprodução/Assessoria)



