A Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) emitiu um comunicado oficial nesta sexta-feira (7) repudiando os atos de racismo sofridos pelos jogadores do Palmeiras durante a partida contra o Cerro Porteño, pela Libertadores Sub-20, realizada no Paraguai, nesta quinta-feira (6).
A entidade afirmou que medidas disciplinares serão adotadas e que está avaliando outras ações para combater a discriminação em suas competições.
O caso ocorreu aos 36 minutos do segundo tempo, quando o jogador Figueiredo, ao deixar o gramado após ser substituído, foi alvo de um torcedor que imitou um macaco. Luighi, outro atleta do Palmeiras, também foi chamado de "macaco" por torcedores presentes no estádio.
Em resposta, o Palmeiras divulgou uma nota oficial classificando o episódio como "repugnante" e reafirmou que buscará punição para os envolvidos até as últimas instâncias. O clube destacou ainda que "racismo é crime" e que a impunidade contribui para a perpetuação desses atos.
A presidente do Palmeiras, Leila Pereira, se manifestou sobre os ataques racistas e anunciou que o clube solicitará à Conmebol a exclusão do Cerro Porteño da competição. Pereira também criticou a atuação do árbitro da partida, afirmando que ele falhou ao não interromper o jogo diante da agressão racial, contrariando protocolos da Fifa.
"Vamos requisitar a exclusão do Cerro Porteño da competição. Porque não é a primeira vez que esse clube ataca nossos atletas, nossos torcedores", afirmou.
Os advogados do Palmeiras estão trabalhando em conjunto com a CBF para avaliar quais medidas cabíveis podem ser aplicadas. Ainda não está definido se o pedido de exclusão se restringirá à Libertadores Sub-20 ou se será ampliado para outras competições.
JD1 No Celular
Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp e fique por dentro dos acontecimentos também pelo nosso grupo, acesse o convite.
Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no iOS ou Android.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

Hipismo de MS brilha ao conquistar ouro no Brasileiro de Escolas

Neymar reencontra Flamengo em jogo decisivo na Vila Belmiro; saiba onde assistir

Copa do Brasil Feminina: Operário enfrenta o Flamengo em agosto

Ciclista campo-grandense se destaca em prova do L'Étape, no Rio de Janeiro

Com vitória sobre a Argentina, o Brasil segue na liderança da Liga das Nações de Vôlei

MS define seleções escolares para os Jogos da Juventude em Brasília

Brasileiro de handebol começa nesta terça-feira em Campo Grande

Esporte supera cultura no PIB e movimenta R$ 183 bilhões no Brasil

Sesc abre inscrição para Circuito de Corridas em Campo Grande
