Após sete anos sem um brasileiro disputando uma temporada completa na Fórmula 1, Gabriel Bortoleto, de 20 anos, foi anunciado nesta quarta-feira (06) como novo piloto titular da Sauber para 2025.
Ele será o primeiro brasileiro na principal categoria do automobilismo desde a aposentadoria de Felipe Massa, em 2017. Bortoleto, que lidera atualmente a Fórmula 2 pela Invicta Racing, se junta à equipe suíça ao lado do alemão Nico Hulkenberg.
Natural de São Paulo e visto como uma das maiores promessas do automobilismo brasileiro, Bortoleto expressou sua empolgação com o novo desafio: "Este é um dos projetos mais emocionantes do automobilismo, se não de todos os esportes", afirmou.
Com uma trajetória destacada no kart e nas categorias de base, Bortoleto terminou o Campeonato Mundial de Kart de 2019 na terceira posição, e, em 2020, iniciou a carreira em carros de fórmula. Após duas temporadas de evolução na Fórmula Regional Europeia, o piloto chegou à Fórmula 3 em 2023 e, logo em sua estreia, conquistou o título pela equipe Trident.
Já em 2024, Bortoleto estreou na Fórmula 2 e rapidamente assumiu a liderança do campeonato, onde permanece com 169,5 pontos, à frente do vice-líder, Isack Hadjar.
O jovem piloto contou com o suporte de Fernando Alonso, seu empresário, e até recentemente fazia parte da Academia de Jovens Pilotos da McLaren. Em setembro deste ano, realizou um teste em um carro de Fórmula 1 da McLaren no circuito de Spielberg, onde já havia conquistado uma vitória na Fórmula 2. O desempenho sólido e o amadurecimento impressionaram a Sauber, que optou por apostar na juventude de Bortoleto em sua reestruturação para os próximos anos, antes da transição para Audi F1 Team em 2026.
Segundo o diretor da Sauber, Mattia Binotto, a escolha por Bortoleto foi natural devido ao seu desempenho fora do comum: "Ser campeão na temporada de estreia na F3, liderar a F2 até o fim... são conquistas que mostram seu grande potencial. Eu assisti suas corridas e vi o jeito que ele pilota; fui imediatamente convencido", destacou Binotto. Ele ainda elogiou o perfil resiliente de Bortoleto, que demonstrou grande capacidade de recuperação e progresso nas competições.
Com o contrato plurianual assinado com a Sauber, Bortoleto encerra seu vínculo com a McLaren. A estreia do paulista está prevista para a abertura da temporada de 2025.
JD1 No Celular
Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp e fique por dentro dos acontecimentos também pelo nosso grupo, acesse o convite.
Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no iOS ou Android.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

Luiz Oliveira vence estreia em etapa da Copa do Mundo no sul do país

Libertadores e Sul-Americana 2025 terão regra dos oito segundos

JD1TV: Piloto autista da Copa Truck supera desafios e inspira inclusão no automobilismo

Atletas de MS brilham e conquistam o Campeonato Brasileiro de Judô da Região IV

João Fonseca alcança melhor posição da carreira no ranking da ATP

Fluminense demite Mano Menezes após derrota na estreia do Brasileirão

Seleção Brasileira sub-17 enfrenta Bolívia neste domingo pela fase de grupos do Sul-Americano

Operário vence o Ivinhema por 1x0 e sai na frente na final do Sul-Mato-Grossense

Operário e Ivinhema decidem título com meia-entrada para o público neste sábado
