Menu
Menu
Busca quinta, 01 de maio de 2025
Esportes

Sueco quebra recorde de Thiago Braz no salto com vara

Nesta segunda, Armand Duplantis conquistou a medalha de ouro ao saltar 6,25m

05 agosto 2024 - 19h09Carla Andréa, com ge

Armand Duplantis fez história nos Jogos Olímpicos Paris 2024, no Stade de France, nesta segunda-feira (05). O sueco de 24 anos conquistou a medalha de ouro e se tornou bicampeão olímpico ao passar pelos 6 metros.

Ele saltou 6,10m para pulverizar o índice olímpico do brasileiro Thiago Braz na Rio 2016 e ainda renovou o próprio recorde mundial ao superar 6,25m, virando detentor das dez mais elevadas marcas da história da modalidade.

Duplantis venceu em Tóquio 2020 chegando a no máximo 6,02m, 1 centímetro a menos do que o recorde olímpico obtido por Thiago Braz no Rio de Janeiro (6,03m). Na edição passada das Olimpíadas, o brasileiro terminou com a medalha de bronze, saltando 5,87m, 10 centímetros abaixo do medalhista de prata, o norte-americano Christopher Nilsen (5,97m).

Quando garantiu a medalha de ouro em Tóquio, Duplantis ignorou o recorde de Thiago Braz de 6,03m e colocou o sarrafo em 6,19m para tentar superar a marca mundial dele próprio na época, de 6,18m, obtida em fevereiro de 2020. Ele não conseguiu passar e, por isso, os 6,03m do brasileiro se mantiveram como o recorde olímpico até Paris.

De lá para cá, o atleta sueco enfileirou outros cinco recordes sucessivos, chegando à marca de 6,24m em abril deste ano, na etapa da China da Diamond League. Com nove recordes de Duplantis acima dos 6,03m, o resultado desta segunda-feira era esperado.

O sueco conquistou a medalha de ouro nas Olimpíadas de Paris já ao saltar nos 6m, já o que o norte-americano Sam Kendricks parou nos 5,95m e não conseguiu chegar à marca de Duplantis. Na sequência, o atleta da Suécia colocou o sarrafo em 6,10m para superar Thiago Braz e passou facilmente, logo na primeira tentativa.

Duplantis não se deu por satisfeito e quis continuar fazendo história. Recordista histórico e com a marca olímpica que lhe restava já conquistada, o sueco colocou 6,25m como meta, para superar os 6,24m dele próprio. Ele errou os dois primeiros saltos, mas conseguiu passar o sarrafo na última tentativa, tornando-se o detentor dos dez maiores recordes mundiais da modalidade.

Um dos maiores nomes da história do atletismo brasileiro, com medalhas de ouro e bronze, Thiago Braz não conseguiu o índice para estar nos Jogos Olímpicos de Paris. Ele, que tem 6,03m como melhor marca da carreira, estava suspenso por causa de um caso de doping, mas conseguiu uma liminar para competir em busca do índice no Troféu Brasil, em São Paulo.

JD1 No Celular

Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp e fique por dentro dos acontecimentos também pelo nosso grupo, acesse o convite.

Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no iOS ou Android.

Reportar Erro

Deixe seu Comentário

Leia Também

Seleção Brasileira feminina enfrenta Peru no sub-17; veja onde assistir
Esportes
Seleção Brasileira feminina enfrenta Peru no sub-17; veja onde assistir
João Fonseca treina antes da estreia no Challenger de Estoril
Esportes
João Fonseca é eliminado na estreia do Challenger de Estoril
Participarão atletas do Brasil, Venezuela, Argentina e Itália
Esportes
Campo Grande sedia etapa do circuito mundial de Beach Tennis
Uniforme divulgado de forma não oficial
Esportes
Sem vermelho: CBF diz que linha de uniformes da Seleção ainda será definida
Raphinha e Lautaro são os artilheiros dos clubes na competição
Esportes
No duelo de favoritos, Barça e Inter buscam tão sonhada final na Champions League
Saka, do Arsenal, e Dembele, do PSG, são as esperanças de gols na partida
Esportes
Arsenal e PSG iniciam disputa por vaga na final da Champions League
Taça Troféu da Libertadore
Esportes
Lima é escolhida para sediar mais uma final única da Copa Libertadores
Camisa especulada para a seleção brasileira seria vermelha
Esportes
Novidade! Brasil terá uniforme vermelho e preto na Copa do Mundo de 2026
Fachada da Ciclo Reis Coronel Antonino
Esportes
Ciclo Reis Coronel Antonino celebra 4 anos com evento gratuito
Hélder Rafael é bronze na Série Prata do Centro-Oeste de Futebol de Mesa Dadinho 2025
Esportes
Atleta de MS conquista bronze em campeonato de Futebol de Mesa Dadinho

Mais Lidas

Aos prantos, familiar chora no local de confronto entre PM e criminosos no Iracy Coelho
Polícia
Aos prantos, familiar chora no local de confronto entre PM e criminosos no Iracy Coelho
Motociclista não resistiu ao acidente
Polícia
JD1TV: Motoentregador bate em carro, cai e morre atropelado na Joaquim Murtinho
Acidente provocou lentidão no trânsito
Polícia
JD1TV AGORA: Desgovernado, ônibus de viagem invade Café Mostarda
Rafael morreu atropelado por um ônibus
Polícia
Bombeiros tentaram reanimar motociclista após acidente na Joaquim Murtinho