A partir desta segunda-feira (29) o pronto-socorro da Santa Casa de Campo Grande atenderá apenas pacientes regulados pela Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) e dentro das referências de atendimento do hospital que são a média e alta complexidade. Casos não urgentes serão encaminhados pela própria Secretaria aos locais da rede que possam realizar o serviço. A Sesau manterá funcionários de seu quadro ao lado do pronto-socorro em uma agência de regulação com acesso ao sistema.
Os pacientes que entrarem no hospital, passarão pela classificação de risco baseada no Protocolo de Manchester e os que forem classificados nas cores amarela, alaranjada ou vermelha serão encaminhados ao atendimento nos termos do Protocolo. Já os classificados como não ou pouco urgentes serão encaminhados pela Sesau ao local mais adequado para o atendimento.
Além deste contra-referenciamento, a agência reguladora será responsável por emitir senhas de regulação aos pacientes que demandarem a Santa Casa espontaneamente e forem de sua referência. Com a iniciativa, a Santa Casa passa a trabalhar melhor naquilo que é a sua especialidade, que são os casos de média e alta complexidades, além de urgências e emergências e a rede da Prefeitura passa a absorver os pacientes não urgentes, adequando o sistema.
A Santa Casa pede que a informação seja repassa até chegar ao conhecimento de toda a comunidade para evitar que as pessoas desperdicem tempo e recursos vindo ao hospital de maneira equivocada e tenham que retornar. Apenas pacientes de urgência e emergência devem ser trazidos e os demais precisam ter o primeiro atendimento na Rede Pública para, se for o caso, virem encaminhados por esta. O Hospital espera que com o funcionamento desta organização de fluxo ocorra uma melhora na assistência oferecida, evitando uso de corredores ou qualquer outra forma menos digna de atendimento.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Governo amplia vagas em programas sociais para cuidadores e estudantes em MS

MS fecha parceria com Google para usar IA na educação, saúde, segurança e agronegócio

Mega-Sena sorteia prêmio acumulado de R$ 12 milhões neste sábado

TJMS nega liminar para soltura de motorista que atropelou e matou jovem em Coxim

Advogados devem peticionar novos processos previdenciários pelo eproc em 10 cidades de MS

Adriane tenta suspender promoção de médicos alegando crise, mas desembargador nega

Justiça absolve acusado de matar o pai a facadas e aplica internação por tempo indeterminado

MS aprova lei que exige comunicação prévia sobre corte e ligação de serviços públicos

Foragidos da Justiça, envolvidos em roubo, são capturados pela PM na região norte







