Responsável pela coordenação da campanha Abrace essa Ideia. #useocinto, a Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos (Agepan) iniciou nesta semana um levantamento para avaliar a repercussão e a abrangência da mobilização, que vem orientando os passageiros que viajam pelas estradas de Mato Grosso do Sul.
Depois de uma pesquisa-piloto, feita no dia 23 de março no Terminal Rodoviário de Campo Grande, os coordenadores ajustaram os formulários e o método de aplicação do questionário e deram início à pesquisa efetiva, a partir de dez cidades-polos: Dourados; Aquidauana; Corumbá; Jardim; Três Lagoas; Coxim; Ponta Porã; Naviraí; Chapadão do Sul; Rio Verde, e Campo Grande.
Passageiros embarcados nos terminais dessas cidades estão sendo convidados por fiscais da Agência a responder um questionário com dez perguntas sobre o uso do cinto de segurança. O levantamento quer saber se o passageiro adota o hábito de usar o cinto, se essa preocupação é constante e se a campanha informativa que visa reforçar essa necessidade está chegando de forma correta. Panfletos, cartazes, faixas e banners estão sendo distribuídos por todo o Estado; durante três meses, mensagens na Rádio e TV Educativa reforçaram o alerta, e a Agepan quer agora identificar o real alcance e o impacto dessa divulgação.
O monitoramento também inclui o cumprimento de obrigações das empresas. As questões incluem, por exemplo, saber se antes da partida os motoristas estão fazendo verbalmente o alerta sobre a obrigatoriedade do cinto; se as capas dos encostos das poltronas estão com o adesivo de informação sobre o equipamento; se os monitores de TV dos veículos estão transmitindo o vídeo informativo da campanha; e se, ao embarcar, o passageiro está encontrando o cinto devidamente colocado sobre o assento e em condições de uso.
“É importante que o passageiro participe, respondendo o questionário. Essa campanha está sendo feita para ele, e queremos avaliar se o trabalho está atingindo o objetivo de fazer com que todos compreendam o quanto o uso do cinto faz diferença para uma viagem segura”, explica a assessora de Relações Institucionais da Agepan, Silvia Hafez.
Por que usar o cinto
As principais dicas da campanha resumem o porquê do uso do cinto de segurança nas viagens de ônibus ou van. Assim como em carros de passeio, o uso do equipamento é obrigatório durante toda a viagem e pode significar a diferença entre sair ileso e se machucar com gravidade ou até perder a vida em um acidente:
O objetivo do uso do cinto é manter o passageiro seguro em sua poltrona;
Em uma colisão, o passageiro sem cinto pode ser arremessado até mesmo para fora do veículo;
Uma pessoa de 70 quilos, na colisão, é projetada para frente com o peso correspondente a 350 quilos;
Passageiro com o cinto de segurança tem sete vezes mais chances de escapar vivo em um acidente;
Quem não usa o cinto, coloca em risco a própria vida e a de outros passageiros.
Deixe seu Comentário
Leia Também

IPTU 2023: contribuintes podem conseguir 50% de desconto na última parcela

Pedro Chaves se torna o primeiro sul-mato-grossense a assumir uma cadeira na ABE

Projeto de Lei deixado por Amarildo Cruz será votado na Assembleia

Empossado, Agnaldo Mendonça da PF destaca apoio das forças de segurança

Criança morre após cair do quarto andar de um prédio

Obras na BR-163 geram interdições e desvios nesta terça-feira

Fã de 10 anos ganha surpresa da PM em aniversário e anda de viatura

Concessões da MS-112 e de trechos federais no Bolsão serão assinadas esta semana

Justiça manda prender Alberto Youssef
