Menu
Busca sexta, 31 de março de 2023
(67) 99647-9098
TJMS - Mar23
Geral

Água, esgoto e resíduos sólidos são temas de seminário no Crea-MS

26 maio 2016 - 17h39Assessoria/ SUEST-MS/FUNASA

Ampliar o acesso à água potável, tratamento de esgoto e destinação adequada do lixo impactam diretamente na qualidade de vida das pessoas. Universalizar o acesso a toda a população é um desafio para a maior parte das cidades brasileiras e do Mato Grosso do Sul. O assunto será tema do 1º Seminário Estadual de Saneamento e Saúde, realizado nos dias 01 e 02 de junho, no auditório do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea-MS), em Campo Grande.

O evento é uma iniciativa da ABES (Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental - MS), Fundação Nacional de Saúde (Funasa) e Governo do Estado em alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente (05 de Junho) e trará palestras, painéis e mesas redondas com a participação de especialistas nas diversas vertentes do saneamento no Brasil. A palestra inaugural, com o tema “Mais saneamento, menos dengue, zika vírus e chikungunya”, será ministrada pelo presidente nacional da ABES, o engenheiro Dante Ragazzi Pauli. Outro destaque é a participação do diretor executivo do Instituto Trata Brasil, Édison Carlos, com a apresentação de um estudo sobre os benefícios econômicos da universalização do saneamento no país.

O seminário é aberto ao público. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no site do CREA - MS (http:www.creams.org.br/CursoseEventos/ListadeCursos.aspx) . São esperadas 400 pessoas entre profissionais e estudantes das áreas de engenharia, meio ambiente e saneamento, além de autoridades e interessados no assunto. “Convidamos a todos do segmento para discutir o saneamento enquanto investimento na redução de agravos ambientais e melhoria da saúde pública. Esperamos também a presença de profissionais de áreas relacionadas à vigilância ambiental em saúde”, afirma Aroldo Ferreira Galvão, presidente da ABES-MS.

A expectativa dos organizadores é que as ideias e propostas discutidas durante o seminário possam servir de base às políticas públicas voltadas à universalização do acesso ao saneamento nas cidades do estado em três demandas principais: água, esgoto e resíduos sólidos. De acordo com o presidente da ABES-MS, Campo Grande é uma capital privilegiada no que diz respeito à cobertura de rede de água e serviço de esgoto convergindo para a universalização.

No cenário estadual, segundo o técnico, os principais desafios são a ampliação do esgotamento sanitário e também o tratamento adequado do lixo. “A região centro- oeste ainda é uma das piores em atendimento de esgoto, há muito que se fazer. Já a área de resíduos sólidos é ainda mais sensível, pois ainda não temos uma política de coleta, reciclagem e destinação final”, destaca Aroldo Galvão. “Precisamos socializar a importância destes temas com os profissionais do meio, autoridades e estudantes para que estes antes de sair da faculdade possam se posicionar com conhecimento de causa”.

O 1 º Seminário de Saneamento e Saúde é uma iniciativa da ABES- MS (Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental), Funasa e Governo do Estado, com apoio do CREA- MS, Sanesul, Águas Guariroba, Sicredi, UCDB, UFMS, Uniderp e IEMS.

Mais informações:

 (67) 3384-3579

Deixe seu Comentário

Leia Também

Geral
JD1TV: Acusados de matar jovem em lava-jato são condenados a 12 anos
Geral
Em reunião, Riedel reafirma compromisso com inclusão e segurança alimentar
Geral
Governo pretende reavaliar pisos para gastos com saúde e educação
Geral
Após 48 dias, Balneário Municipal de Bonito reabre para Semana Santa
Geral
Após 6 anos, envolvidos em morte de jovem em lava-jato são julgados na Capital
Geral
JD1 NO AR estreia hoje em Corumbá
Geral
Agems fecha convênio para manejo de resíduos sólidos em Novo Horizonte do Sul
Geral
Energisa investirá cerca de R$6 bilhões em melhorias para 2023
Geral
Portaria certifica sete novos pontos de descanso para transporte rodoviário
Geral
Prazo para pagar 3ª parcela do IPVA 2023 encerra amanhã

Mais Lidas

Polícia
Mesmo com medida protetiva, Cinthya foi assassinada a tiros na frente do filho
Brasil
Sertanejo Matheus, dupla com Zé Henrique, morre atropelado em SP
Brasil
Motorista morre dirigindo ônibus e estudante salva colegas ao estacionar veículo
Interior
Tragédia: Homem mata esposa a tiros e tira a própria vida na frente de criança em Rio Brilhante