Menu
Menu
Busca quinta, 28 de março de 2024
Geral

Ainda sem previsão no SUS, vacina contra dengue chega à clínica na Capital

População ainda tem dúvidas sobre vacina

04 agosto 2016 - 11h31Rafael Belo

A vacina contra a dengue chegou ao Brasil. Registrada pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância da Sanitária) no dia 28 de dezembro de 2015, foi liberada no final de janeiro de 2016, mas só pôde começar a ser comercializada em julho do mês passado com recomendação de comercialização a 80 reais. Nesta quarta (3) 200 doses chegaram a uma clínica em Campo Grande. Em nota, O Ministério da Saúde informa que, até o momento, não há decisão sobre a incorporação da vacina contra o vírus da dengue, produzida pela Sanofi, no Sistema Único de Saúde (SUS).

Diz a nota que “para ser integrada ao SUS, a vacina, assim como qualquer outro medicamento, precisa passar pela análise da Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS (Conitec), que leva em conta aspectos como a eficácia, segurança e custo efetividade do produto, além dos benefícios da oferta para a população”.  Tire suas dúvidas clicando aqui.

De acordo com a gestora da Clínica Imunita, Evelise Marietto, até agora apenas uma pessoa tomou a primeira dose da vacina. “É vacina nova e por conta da dúvida ainda não temos uma perspectiva de como será. Muitas pessoas estão ligando cheias de perguntas. Vamos ver a procura e dependendo vamos encomendar mais doses”, explicou. A clínica trabalha com agendamento e o valor de cada dose (são três doses aplicadas a cada seis meses) é de R$ 330,00. A imunização é para os quatro tipos do vírus e a população já vinha procurando as doses desde janeiro.  Pode tomar a vacina quem estiver entre os nove e 45 anos.

Os dados do laboratório Sanofi Pasteur, que produz a vacina, é que há 93% de redução de casos graves da doença, 81% de redução de hospitalizações e 66% de redução de casos de dengue. Dra. Ana Escobar, do programa Bem Estar analisa que no geral a eficácia é de 65,6% e  contra o sorotipo 2, de apenas 47,1%. Gestantes, quem estiver com a doença e com baixa imunidade não podem tomar a vacina. Mas a doutora garante que vale à pena tomar porque, de acordo com os estudos indicaram que a vacina tem a capacidade de proteger contra os casos mais graves de dengue.

Ela explica que devido aos quatro tipos do vírus é possível pegar mais de uma vez a doença, mas da segunda vez é muito pior podendo ser fatal, ou seja, é possível ter a dengue hemorrágica por exemplo.

Somente em 2015, foram confirmados mais de 1,6 milhões de casos, com mais de 800 óbitos no país. A dengue cresceu mais de 30 vezes nos últimos 50 anos no mundo. No Brasil, o Instituo Butantã está desenvolvendo uma vacina contra a dengue que já está em fase de testes.

Entenda

No site do Instituto Oswaldo Cruz (clique aqui), é possível entender com clareza o processo da doença. “O mosquito fêmea (sim, apenas as fêmeas picam, já que elas fazem isso para amadurecer seus ovos) se torna infectado quando suga o sangue de alguém doente, no curto período em que esta pessoa tem várias partículas do vírus circulando em seu sangue. Neste momento o mosquito terá o vírus em seu “estômago”, mas ainda não é capaz de transmiti-lo. Entre 10 e 12 dias depois, as partículas do vírus dengue se disseminam pelo organismo do A. aegypti, se multiplicam e invadem suas glândulas salivares: neste momento, o mosquito fêmea se torna infectivo e, somente a partir daí, poderá transmitir o vírus a outra pessoa”.

Com a vacina diminuindo os números de infectados, menos mosquitos serão transmissores da dengue. Assim, indiretamente todos ficam protegidos. 

Reportar Erro
Fapec Caarapo

Deixe seu Comentário

Leia Também

Reparos da ponte sobre o rio Paraguai
Geral
Próxima etapa dos reparos da ponte sobre o rio Paraguai terá alpinistas
Secretaria Municipal de Saúde de Campo Grande
Geral
Candidatos aprovados em concurso da saúde são convocados para atuarem na Sesau
Centro De Educação Infantil Girassol -
Cidade
Mãe denuncia constrangimento em escola infantil na Capital
Natalin foi assassinada pelo marido em fevereiro
Justiça
Ex-militar acusado de matar esposa com golpe de "mata-leão" encara júri popular
TOP 10 do BBB 24
Geral
Em "Modo Turbo", BBB eliminará três participantes por semana; entenda
Câmara Municipal de Rio Brilhante -
Interior
Vereadores de Rio Brilhante aprovam aumento salarial de 49%
Foto: Guido Breÿ Jr.
Geral
MS adere 'compra conjunta' que deve diminuir gastos dos cofres estaduais
Imagem ilustrativa
Justiça
Porte de arma que não dispara não configura crime, diz STF
Os secretários Rodrigo Perez, Frederico Felini e Eduardo Rocha se reuniram com presidente Gerson Claro e líderes da Alems
Geral
Governo entrega à Assembleia projeto de auxílio médico para servidores inativos
Deputada Mara Caseiro e Mônica Riedel
Geral
Riedel sanciona Lei para proteção e apoio à Mulher Parlamentar

Mais Lidas

Artistas confirmadas na Expogrande 2024
Comportamento
Expogrande 2024 divulga programação dos shows; confira as datas
Local onde aconteceu o confronto
Polícia
JD1TV AGORA: 'Tigrão do PCC' morre em confronto com o Choque na Capital
Caso aconteceu em uma das lojas de roupa do shopping
Polícia
'Pai de santo' tenta furtar calça em loja de shopping de Campo Grande
De empresários a policiais civis, veja quem são os alvos na Operação Snow
Polícia
De empresários a policiais civis, veja quem são os alvos na Operação Snow