Estado com base econômica no agronegócio, o Mato Grosso do Sul fará parte do novo projeto de Censo Agropecuário do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a partir de outubro.
O lançamento em âmbito local ocorreu na manhã desta quarta-feira (20) na Assembleia Legislativa que confirmou apoio ao projeto que vai atualizar os dados dos últimos dez anos do setor no país.
“O IBGE é um órgão altamente confiável e nós sabemos que qualquer política pública sem o dispositivo prévio da realidade local nos leva ao insucesso. Por isso, ações como este Censo são necessárias para implementarmos políticas efetivas aos municípios, que alcancem o êxito, e é nisso que essa base agropecuária vai agregar e muito ao trabalho dos administradores e legisladores”, destacou Junior Mochi, presidente da Assembleia Legislativa.
De acordo com o presidente do IBGE, Roberto Luis Olinto Ramos, os dados serão captados de forma digital e integrados com mapas de geoprocessamento. “Estamos usando tecnologia de ponta que permitirão bases estatísticas e científicas com detalhes nunca antes permitidos. Teremos amostragens que, em um futuro próximo, poderão implementar novos estudos específicos para cada área que o agro abrange e para conseguirmos o máximo de informações completas todo apoio é bem vindo”, agradeceu Roberto Luis.
O coordenador de Economia e Estatística da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro), Daniel Massen Frainer questionou se o Censo dará abertura aos dados do mercado de trabalho agropecuário. O presidente do IBGE respondeu que sim e que haverá espaço para ferramentas conjuntas com o sistema de emissão de notas fiscais digitais, de forma a avançar nessa estatística e reverter em mais divisas aos Estados.
Ainda de acordo com o Instituto, o Brasil realizou o seu primeiro Censo Agropecuário em 1920. Em 1936, foi fundado o IBGE, que passou a ser o responsável pela realização dos Censos do país. Neste ano será realizado o 11º Censo Agropecuário, que vai também dimensionar os níveis de áreas cultiváveis e, futuramente, ainda enriquecer a produção de indicadores ambientais.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

Operação investiga vazamento de dados ao Comando Vermelho e desembargador é preso

STF julga acusados de articular uso da PRF para dificultar o voto nas eleições de 2022

Greve dos motoristas em Campo Grande ganha apoio popular e decisão da Justiça é criticada

TJ mantém preso acusado de tentativa de homicídio que estava foragido desde 1997

Justiça mantém condenação de ex-policial civil acusado de corrupção em MS

Condenado a 40 anos por matar ex-mulher e ex-sogro tenta reduzir pena no STJ

Horóscopo do dia - Veja a previsão para o seu signo 16/12/2025

Leilão Direito de Viver arrecada R$ 2 milhões para o Hospital de Amor

Família e amigos se despedem de Daniel Moreti após acidente fatal: 'céu ganhou mais um anjo'







