Menu
Menu
Busca quarta, 16 de julho de 2025
TJMS Mulher jul25
Geral

Assembleia empossa membros da Academia Feminina de Letras

A sessão solene será nesta terça-feira a partir das 19h30

30 abril 2019 - 17h32Matheus Henrique    atualizado em 30/04/2019 às 18h03

A Academia Feminina de Letras e Artes de Mato Grosso do Sul (Afla-MS) será oficialmente instalada em sessão solene nessa terça-feira (30), no Plenário da Assembleia Legislativa, a partir das 19h30.

Quarenta acadêmicas tomarão posse em seus cargos e receberão o colar acadêmico e diploma. Entre os principais objetivos da Afla-MS está o de reconhecer, divulgar e incentivar a atuação da mulher em todos os campos culturais, visando o aprimoramento da língua portuguesa e riquezas culturais da região.

“A academia é composta por mulheres brilhantes, que já são destaque em suas áreas, sempre trabalhando pela cultura e pelo aprimoramento da língua portuguesa em nosso estado. Em grupo, além de atuar para elevar o nível da produção literária local, elas com certeza vão fortalecer a atuação das mulheres no campo cultural e enriquecer o patrimônio cultural de Mato Grosso do Sul”, afirma Mara Caseiro, presidente da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FC-MS). Mara foi convidada para ser obliteradora do selo comemorativo pela instalação da academia.

Uma das 40 acadêmicas é a escritora, pesquisadora e presidente fundadora do Movimento Mãe Águia, Daniela de Cássia Duarte. Ela diz estar muito alegre e satisfeita “É uma honra compor uma academia, juntamente com 40 maravilhosas mulheres que desenvolvem também, cada qual em sua área, um belíssimo trabalho”, e destaca a importância da academia “é um motivo de orgulho e incentiva com que outras mulheres também se empoderem do seu saber, do seu conhecer. Agora estou com mais essa responsabilidade, de incentivar mais mulheres que ocupem outros espaços.”

O governador Reinaldo Azambuja deve participar do evento. Também confirmaram presença nomes de destaque nas artes e literatura, como o ator Diogo Vilela, o presidente nacional da Academia de Letras do Brasil, Mário Lopes Carabajal, entre outros representantes de diversos estados brasileiros. A sessão é aberta ao público e será transmitida ao vivo pela TV Assembleia.

As acadêmicas são:

Delasnieve de Souza, Maria Helena Sarti, Aida Machado Domingos, Maria Teresa Casadei, Blanche Maria Torres, Rosangela Villa da Silva, Rosemari Gindri, Edineide de Oliveira, Marlei Sigrist, Marilene Grolli, Ana Lúcia Moreira, Silvia Regina Farina, Lúcia Monte Bueno, Aurineide Oliveira, Therezinha Selem, Viviane Vazes, Yrama Barros, Maria José Cordeiro, Martha Brum, Valmira Garcia, Mirian Suzuki, Neyla Mendes, Kênia Braga, Luciana Rondon Carvalho, Daniela de Cássia Duarte, Ledir Marques Pedrosa, Sonia Cristina de Albuquerque, Angela Cristina dos Reis, Sonia Maria Ruas Rolon, Marta Martins de Albuquerque, Cilene Queiróz, Helita Fontão, Severina da Silva, Lais Doria, Lucimara Calvis, Ana Aparecida Arguelho, Érika Rando de Oliveira, Maria Caroline Bertol, Eudirce Isabel dos Reis e Ilva Maria Xavier Canale.     

 

Reportar Erro

Deixe seu Comentário

Leia Também

Luan Santana
Comportamento
Fãs já podem garantir ingresso para gravação do novo DVD de Luan Santana; confira
Um dia antes do crime, Wagner cancelou uma viagem com a esposa
Justiça
TJ manda soltar acusado de homicídio ocorrido em emboscada na Capital
Bilhete de aposta da Mega-Sena
Geral
Mega-Sena pode pagar prêmio de R$ 46 milhões nesta terça-feira
Diabolin foi morto na frente da própria residência
Justiça
TJ mantém prisão de acusado de envolvimento na execução de "Diabolin"
Pantanal próximo a Corumbá
Geral
Fomento a propriedades com vegetação nativa excedente no Pantanal ganhará edital
Vitima - Luiz Henrique de Souza Barbarotti - Foto: Reprodução Facebook
Justiça
Homem é condenado a 2 anos por matar desafeto em disputa por cães na Capital
Vitíma fatal Ezequiel Euzébio Olegário Marques,o 'Bego' -
Justiça
Justiça nega liberdade a acusado de matar cigarreiro em Campo Grande
Ex-prefeito e ex-procurador de Aral Moreira são salvos pela nova Lei de Improbidade
Interior
Ex-prefeito e ex-procurador de Aral Moreira são salvos pela nova Lei de Improbidade
Programa Transformação -
Justiça
TJMS firma parceria para inserir mulheres vítimas de violência no mercado de trabalho
Fachada da prefeitura de Campo Grande
Geral
Sancionada lei para leilão de dívidas e limite de gastos da prefeitura

Mais Lidas

Batalhão de Choque prendeu o suspeito e o levou para a Depac Cepol | Imagem ilustrativa
Polícia
Homem se sente ofendido com música de 'corno' e atira em rapaz no Jd. Colúmbia
Mãe e filha morreram no acidente
Interior
Moradoras de Campo Grande, mãe e filha morrem após carro cair em córrego na MS-141
A vítima faleceu momentos depois do acidente
Polícia
JD1TV: Empresário morre durante acidente entre moto e caminhão em Amambai
Imagem ilustrativa
Polícia
Adolescente de 15 anos é estuprada por motorista de ônibus em Campo Grande