Menu
Menu
Busca quarta, 16 de julho de 2025
TJMS Mulher jul25
Geral

Associação Comercial auxilia empresários a realizarem o "desembaraço aduaneiro" em Campo Grande

Departamento de Comércio Exterior da ACICG orienta empresas no processo de recebimento de mercadorias de outros países

09 junho 2019 - 15h22Joilson Francelino, com informações da assessoria    atualizado em 09/06/2019 às 16h55

Quem é empresário e precisa importar insumos e equipamentos de outros países certamente já se deparou com a burocracia que envolve o processo para receber suas encomendas no Brasil. As importações feitas por empresas respondem pela maior parte do "desembaraço aduaneiro" – como é chamada a liberação de uma mercadoria pela alfândega para o ingresso no país –, e os estados de São Paulo e do Paraná são os que mais realizam esse tipo de operação. Só que o desembaraço aduaneiro pode ser feito aqui no nosso estado também, no aeroporto de Campo Grande. Esse processo contribui para a arrecadação local e se torna mais rápido para o empresário retirar o que adquiriu.

Nesse sentido, o departamento de Comércio Exterior (Comex) da Associação Comercial e Industrial de Campo Grande (ACICG) auxilia empresas associadas, por meio de programas de internacionalização, assessoria para importação e exportação, missões internacionais e eventos como workshops, conferências, cursos e treinamentos.

“O departamento tem como objetivo sensibilizar as empresas com potencial de internacionalização para que deem o primeiro passo e orientar aquelas que necessitem de apoio para concretizar seus processos de importação e exportação, fazendo as pontes entre parceiros e associados, a fim de garantir o sucesso das operações por meio das conexões confiáveis criadas com base na rede da Associação Comercial. Para usufruir dos produtos e serviços do Comex ACICG basta ser associado”,  explica a coordenadora do Comex, Raphaela Bandeira.

Dicelio Lani é empresário da Flint Produtos Ópticos, atua desde 1986 como distribuidora e, desde 2015, transformou-se em indústria para atender ópticas do Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Rondônia e Acre com lentes multifocais feitas com a mais alta tecnologia digital das marcas Kronus, Digitec, Varilux, entre outras. No mês de abril o empresário realizou, em Campo Grande, o desembaraço de um equipamento importado da Alemanha, que vai proporcionar autonomia no processo de industrialização, mais agilidade na entrega do produto e melhor controle de qualidade das lentes oftálmicas.

“Com a aquisição destes equipamentos, colocamos Mato Grosso do Sul no ranking da mais alta tecnologia existente no mercado mundial na produção de lentes oftálmicas com tratamento antirreflexo. Foi através da Associação Comercial que tomei conhecimento que existia a possibilidade de fazermos o desembaraço pela Infraero de Campo Grande, que fez todos os trâmites legais na nacionalização das máquinas importadas. Tive uma agradável surpresa com a agilidade dos fiscais da Receita Federal e com a Diretoria da Infraero da capital na liberação das mercadorias em tempo recorde, sendo que já fiz outras importações, e o tempo médio da liberação em outros Estados gira em torno de duas semanas ou mais. Então, meus sinceros parabéns a todos os que participaram deste processo”, relatou o empresário.

O Comex da Associação Comercial oferece diversos produtos e serviços para empresários que precisam importar, ou que têm interesse em exportar seus produtos. O Progiex  (Programa de Promoção da Internacionalização e Comércio Exterior) é um desses produtos e tem como objetivo estimular a participação de empresas na dinâmica do comércio exterior, ativando e desenvolvendo seu potencial no mercado internacional, bem como aumentando a densidade e intensidade do tecido empresarial nas vendas totais, gerando processos de rentabilidade, competitividade econômica, empresarial, fortalecimento do processo de desenvolvimento econômico territorial, promoção de processos de diversificação produtiva e liderança territorial.

“O Progiex promove um estudo das empresas participantes, conhece seus gerentes, executivos e colaboradores. Nós trocamos anseios, desejos e aspirações, conhecemos os produtos e serviços, conhecemos os mercados de interesse, sabemos das suas capacidades e as lacunas que, em conjunto, vamos resolver e superar, e vamos fazê-lo com o melhor que temos, com o reforço do talento do capital humano, com os fatores de competitividade e produtividade que as empresas disponibilizaram ao programa” finalizou a coordenadora do Comex, Raphaela Bandeira.

Para conhecer mais sobre os produtos que o departamento de Comércio Exterior da ACICG oferece e saber como ele pode contribuir para o crescimento da sua empresa, faça uma visita. A Associação Comercial está localizada na rua 15 de Novembro, 390, Centro. Mais informações podem ser obtidas pelo site https://acicg.com.br.

Reportar Erro

Deixe seu Comentário

Leia Também

Horóscopo do dia - Veja a previsão para o seu signo 16/7/2025
Geral
Horóscopo do dia - Veja a previsão para o seu signo 16/7/2025
Luan Santana
Comportamento
Fãs já podem garantir ingresso para gravação do novo DVD de Luan Santana; confira
Um dia antes do crime, Wagner cancelou uma viagem com a esposa
Justiça
TJ manda soltar acusado de homicídio ocorrido em emboscada na Capital
Bilhete de aposta da Mega-Sena
Geral
Mega-Sena pode pagar prêmio de R$ 46 milhões nesta terça-feira
Diabolin foi morto na frente da própria residência
Justiça
TJ mantém prisão de acusado de envolvimento na execução de "Diabolin"
Pantanal próximo a Corumbá
Geral
Fomento a propriedades com vegetação nativa excedente no Pantanal ganhará edital
Vitima - Luiz Henrique de Souza Barbarotti - Foto: Reprodução Facebook
Justiça
Homem é condenado a 2 anos por matar desafeto em disputa por cães na Capital
Vitíma fatal Ezequiel Euzébio Olegário Marques,o 'Bego' -
Justiça
Justiça nega liberdade a acusado de matar cigarreiro em Campo Grande
Ex-prefeito e ex-procurador de Aral Moreira são salvos pela nova Lei de Improbidade
Interior
Ex-prefeito e ex-procurador de Aral Moreira são salvos pela nova Lei de Improbidade
Programa Transformação -
Justiça
TJMS firma parceria para inserir mulheres vítimas de violência no mercado de trabalho

Mais Lidas

Batalhão de Choque prendeu o suspeito e o levou para a Depac Cepol | Imagem ilustrativa
Polícia
Homem se sente ofendido com música de 'corno' e atira em rapaz no Jd. Colúmbia
Mãe e filha morreram no acidente
Interior
Moradoras de Campo Grande, mãe e filha morrem após carro cair em córrego na MS-141
Santa Casa tenta achar família e identificar paciente internado há quase um mês no hospital
Polícia
Santa Casa tenta achar família e identificar paciente internado há quase um mês no hospital
A vítima faleceu momentos depois do acidente
Polícia
JD1TV: Empresário morre durante acidente entre moto e caminhão em Amambai