Menu
Menu
Busca domingo, 07 de dezembro de 2025
CCR Vias - Movida - Nov-Dez25
Geral

Audiência Pública debate a saúde indígena, na OAB-MS

Na oportunidade, representantes de diversas entidades discutiram o tema

05 maio 2019 - 09h26Joilson Francelino, com informações da assessoria

Com o objetivo de discutir as condições, especificidades e características da assistência em saúde destinada à população indígena no estado, foi realizada na última terça-feira (30), audiência pública promovida pela Comissão de Direitos Humanos da Ordem dos Advogados, Seccional Mato Grosso do Sul.

A população indígena no estado chega a quase 82 mil pessoas, representadas por oito etnias, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Esses números colocam Mato Grosso do Sul como o maior Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) do país.

O coordenador do DSEI, Fernando Souza, indígena da etnia Terena, fez uma breve explanação sobre os atendimentos prestados, orçamento existente e desafios à frente do órgão, comprometendo-se em fortalecer vínculos com as instituições públicas, a fim de promover com mais efetividade a saúde dos povos indígenas.

Na ocasião representantes das etnias tiveram a oportunidade de questionar e entender melhor a complexidade do atendimento através de explicações da Secretária Especial de Saúde Indígena, Silvia Nobre Waiãpi, que cumpriu sua primeira agenda oficial aqui no estado, e destaca-se por ser a primeira mulher indígena a assumir cargo de chefia no Ministério da Saúde.

“Aqui estou para estreitar os laços com todos os poderes do Estado. Vamos juntos melhorar a saúde indígena no Mato Grosso do Sul, infelizmente a nossa população vive em situação de vulnerabilidade. Mas estamos aqui para colocar mãos à obra e fazer a diferença”, ressalta Secretária Nacional de Saúde Indígena, Silvia Nobre Waiãpi.

O advogado Christopher Scapinelli, mediador do debate, defendeu a atuação da OAB-MS e a importância do diálogo aberto. “A nossa Comissão tem atuado fortemente para prevenir algumas questões. Ladeado aos nossos colegas e parceiros é que conseguimos desempenhar as nossas atividades. Agradeço a presença de todos e deixo as portas da OAB-MS abertas. Pretendemos ampliar essa discussão para que a população indígena tenha a importância e o respeito que se deve ter”, afirmou.

No decorrer do debate, após as considerações e conclusões, ficou estabelecido a criação de um grupo de trabalho para mapear os problemas enfrentados na saúde indígena e assim levantar propostas para melhorias.

A subsecretária especial de Cidadania, Luciana Azambuja, destacou a preocupação do Governo do Estado com os povos indígenas: “O Governo do Estado tem a preocupação com a dignidade da pessoa humana, e se a gente quer construir uma sociedade livre, justa e democrática, isso se faz com a participação de todas as pessoas. Está na letra da lei, promover o bem de todos sem preconceito de origem. Sabemos que ainda temos muitas barreiras para serem ultrapassadas, uma delas é o preconceito com a população indígena, é a violência de gênero e de etnia que atinge as mulheres e meninas indígenas, é o preconceito com as crianças indígenas, mas sobretudo a saúde indígena assim como a saúde de todas as pessoas sul-mato-grossenses é uma preocupação do Estado. E o que nos cabe na pasta da Cidadania é zelar pelas políticas públicas indígenas e essa não se faz dentro do gabinete, ela se faz ouvindo as pessoas como estamos fazendo hoje aqui”, afirma a subsecretária de Cidadania Luciana Azambuja.

Após a audiência pública a secretária especial de Saúde Indígena, Silvia Nobre Waiãpi foi recebida pela governador Reinaldo Azambuja que reforçou o apoio do Estado no fortalecimento da saúde indígena:“Precisamos de planejamento e foco, o governo é parceiro. Temos como exemplo a Caravana da Saúde Indígena que é um serviço de atendimento e prevenção que deu certo. Nosso objetivo é continuar levando assistência e saúde de qualidade”, afirma o governador.

Estiveram presentes na audiência pública o vice-presidente da OAB-MS, Gervásio Alves de Oliveira Júnior; a secretária-geral adjunta da OAB-MS, Eclair Nantes; a subsecretária de Políticas Públicas para a População Indígena, Silvana Terena; a subsecretária adjunta da Cidadania, Maria Thereza Trad; Fernando Souza, coordenador do Dsei/MS; secretário de Estado de Saúde de Mato Grosso do Sul, Geraldo Resende; Defensora Pública e Coordenadora do Núcleo Institucional de Promoção e Defesa dos Povos Indígenas e da Igualdade Racial e Étnica, Neila Ferreira Mendes e o advogado Lucas Navarros, representando o deputado federal Fábio Trad.

Reportar Erro
Energisa Nov-Dez 25

Deixe seu Comentário

Leia Também

Outra novidade é que as famílias poderão acumular o Cuidar de Quem Cuida  com outros beneficios
Geral
Governo amplia vagas em programas sociais para cuidadores e estudantes em MS
O anúncio foi feito durante reunião na sede do Google, em São Paulo
Geral
MS fecha parceria com Google para usar IA na educação, saúde, segurança e agronegócio
Bilhetes da Mega-Sena
Geral
Mega-Sena sorteia prêmio acumulado de R$ 12 milhões neste sábado
Letícia foi atingida pelo ônibus a caminho da universidade
Justiça
TJMS nega liminar para soltura de motorista que atropelou e matou jovem em Coxim
Advogados devem peticionar novos processos previdenciários pelo eproc em 10 cidades de MS
Justiça
Advogados devem peticionar novos processos previdenciários pelo eproc em 10 cidades de MS
Adriane Lopes -
Saúde
Adriane tenta suspender promoção de médicos alegando crise, mas desembargador nega
Filho e pai -
Justiça
Justiça absolve acusado de matar o pai a facadas e aplica internação por tempo indeterminado
MS aprova lei que exige comunicação prévia sobre corte e ligação de serviços públicos
Geral
MS aprova lei que exige comunicação prévia sobre corte e ligação de serviços públicos
A prisão foi efetuada pela Força Tática da 11ª CIPM (Companhia Independente da Polícia Militar)
Polícia
Foragidos da Justiça, envolvidos em roubo, são capturados pela PM na região norte
Águas Guariroba conquista o Prêmio Quíron Rubi no "Oscar do Saneamento"
Geral
Águas Guariroba conquista o Prêmio Quíron Rubi no "Oscar do Saneamento"

Mais Lidas

Dupla foi presa em flagrante pelo homicídio
Polícia
Mulher foi assassinada na BR-262 pela prima após descobrir drogas em guarda-roupa
Imagem ilustrativa
Polícia
Mulher é presa por cortar virilha do filho de 6 anos para evitar abuso
Divulgado lista de inscritos para apartamentos no Jardim Antártica
Cidade
Divulgado lista de inscritos para apartamentos no Jardim Antártica
Mária de Fátima, morta pela prima e jogada na BR-262, em Campo Grande
Polícia
Morta pela prima, mulher se refugiava na Capital após fugir de violência doméstica em MG