Menu
Menu
Busca segunda, 17 de novembro de 2025
UEMS Nov25
Geral

Audiência Pública debate a saúde indígena, na OAB-MS

Na oportunidade, representantes de diversas entidades discutiram o tema

05 maio 2019 - 09h26Joilson Francelino, com informações da assessoria

Com o objetivo de discutir as condições, especificidades e características da assistência em saúde destinada à população indígena no estado, foi realizada na última terça-feira (30), audiência pública promovida pela Comissão de Direitos Humanos da Ordem dos Advogados, Seccional Mato Grosso do Sul.

A população indígena no estado chega a quase 82 mil pessoas, representadas por oito etnias, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Esses números colocam Mato Grosso do Sul como o maior Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) do país.

O coordenador do DSEI, Fernando Souza, indígena da etnia Terena, fez uma breve explanação sobre os atendimentos prestados, orçamento existente e desafios à frente do órgão, comprometendo-se em fortalecer vínculos com as instituições públicas, a fim de promover com mais efetividade a saúde dos povos indígenas.

Na ocasião representantes das etnias tiveram a oportunidade de questionar e entender melhor a complexidade do atendimento através de explicações da Secretária Especial de Saúde Indígena, Silvia Nobre Waiãpi, que cumpriu sua primeira agenda oficial aqui no estado, e destaca-se por ser a primeira mulher indígena a assumir cargo de chefia no Ministério da Saúde.

“Aqui estou para estreitar os laços com todos os poderes do Estado. Vamos juntos melhorar a saúde indígena no Mato Grosso do Sul, infelizmente a nossa população vive em situação de vulnerabilidade. Mas estamos aqui para colocar mãos à obra e fazer a diferença”, ressalta Secretária Nacional de Saúde Indígena, Silvia Nobre Waiãpi.

O advogado Christopher Scapinelli, mediador do debate, defendeu a atuação da OAB-MS e a importância do diálogo aberto. “A nossa Comissão tem atuado fortemente para prevenir algumas questões. Ladeado aos nossos colegas e parceiros é que conseguimos desempenhar as nossas atividades. Agradeço a presença de todos e deixo as portas da OAB-MS abertas. Pretendemos ampliar essa discussão para que a população indígena tenha a importância e o respeito que se deve ter”, afirmou.

No decorrer do debate, após as considerações e conclusões, ficou estabelecido a criação de um grupo de trabalho para mapear os problemas enfrentados na saúde indígena e assim levantar propostas para melhorias.

A subsecretária especial de Cidadania, Luciana Azambuja, destacou a preocupação do Governo do Estado com os povos indígenas: “O Governo do Estado tem a preocupação com a dignidade da pessoa humana, e se a gente quer construir uma sociedade livre, justa e democrática, isso se faz com a participação de todas as pessoas. Está na letra da lei, promover o bem de todos sem preconceito de origem. Sabemos que ainda temos muitas barreiras para serem ultrapassadas, uma delas é o preconceito com a população indígena, é a violência de gênero e de etnia que atinge as mulheres e meninas indígenas, é o preconceito com as crianças indígenas, mas sobretudo a saúde indígena assim como a saúde de todas as pessoas sul-mato-grossenses é uma preocupação do Estado. E o que nos cabe na pasta da Cidadania é zelar pelas políticas públicas indígenas e essa não se faz dentro do gabinete, ela se faz ouvindo as pessoas como estamos fazendo hoje aqui”, afirma a subsecretária de Cidadania Luciana Azambuja.

Após a audiência pública a secretária especial de Saúde Indígena, Silvia Nobre Waiãpi foi recebida pela governador Reinaldo Azambuja que reforçou o apoio do Estado no fortalecimento da saúde indígena:“Precisamos de planejamento e foco, o governo é parceiro. Temos como exemplo a Caravana da Saúde Indígena que é um serviço de atendimento e prevenção que deu certo. Nosso objetivo é continuar levando assistência e saúde de qualidade”, afirma o governador.

Estiveram presentes na audiência pública o vice-presidente da OAB-MS, Gervásio Alves de Oliveira Júnior; a secretária-geral adjunta da OAB-MS, Eclair Nantes; a subsecretária de Políticas Públicas para a População Indígena, Silvana Terena; a subsecretária adjunta da Cidadania, Maria Thereza Trad; Fernando Souza, coordenador do Dsei/MS; secretário de Estado de Saúde de Mato Grosso do Sul, Geraldo Resende; Defensora Pública e Coordenadora do Núcleo Institucional de Promoção e Defesa dos Povos Indígenas e da Igualdade Racial e Étnica, Neila Ferreira Mendes e o advogado Lucas Navarros, representando o deputado federal Fábio Trad.

Reportar Erro
Funlec - Matriculas

Deixe seu Comentário

Leia Também

Éder Uilson França Lima
Geral
Ex-prefeito com atuação na Casa Civil é nomeado adjunto da pasta
Horóscopo do dia - Veja a previsão para o seu signo 17/11/2025
Geral
Horóscopo do dia - Veja a previsão para o seu signo 17/11/2025
Conselheiro Ronaldo Chadid está afastado da função pelo STJ - Foto: Departamento de Comunicação do TCE MS
Justiça
STJ mantém Ronaldo Chadid afastado do TCE-MS em meio a processo por corrupção
Os integrantes foram indicados pelos diretores eleitos e pelo conselho de representantes da instituição
Geral
Fiems empossa Diretoria Estratégica para fortalecer políticas industriais em MS
Mais de 30 presos passam por audiência de custódia neste domingo em Campo Grande
Justiça
Mais de 30 presos passam por audiência de custódia neste domingo em Campo Grande
Arma, motos e drogas apreendidas -
Polícia
Armado, menor procurado por assassinato no Jd. Nhanhá foge de abordagem do Choque
Vítimas tiveram os corpos carbonizados
Justiça
Rapaz que matou a filha e a esposa para não pagar pensão vai a júri popular, decide juiz
Vídeo: Esposa flagra amante do marido escondida e 'presente de Deus' nega traição
Geral
Vídeo: Esposa flagra amante do marido escondida e 'presente de Deus' nega traição
Vaquinha busca ajudar família de policial que morreu após acidente grave em Iguatemi
Geral
Vaquinha busca ajudar família de policial que morreu após acidente grave em Iguatemi
Foto: Reprodução Instagram
Geral
Criança brasileira perde dois dedos em agressão dentro de escola em Portugal

Mais Lidas

AGORA: Motociclista morre durante acidente grave em Campo Grande
Polícia
AGORA: Motociclista morre durante acidente grave em Campo Grande
Fiat Toro foi recuperada pela PMMS -
Polícia
Servidor do TJMS tem carro furtado após não pagar programa com novinho em Campo Grande
Arma, motos e drogas apreendidas -
Polícia
Armado, menor procurado por assassinato no Jd. Nhanhá foge de abordagem do Choque
Cinco são detidos por envolvimento na morte do padre Alexsandro em Dourados
Polícia
Cinco são detidos por envolvimento na morte do padre Alexsandro em Dourados