Menu
Menu
Busca sábado, 13 de abril de 2024
Geral

Campo Grande recebe certificação como modelo de experiência em gestão

A 'Cidade Morena' foi a primeira capital do país a receber o reconhecimento

18 março 2022 - 16h57Da Redação, com CG Notícias    atualizado em 18/03/2022 às 17h01

O Município de Campo Grande foi certificado pelo Ministério da Economia, como Modelo de Excelência em Gestão. É a primeira capital do país a receber a certificação do Governo Federal por meio da Secretaria Especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital, que dispõe sobre os critérios de excelência para a governança e a gestão de transferência de recursos da União, operacionalizadas por meio da Plataforma +Brasil.

O Modelo de Excelência em Gestão trata-se de uma metodologia de referência utilizada para avaliação e busca retratar o estágio atual de desenvolvimento da organização (no caso, o Município de Campo Grande), bem como na definição de boas práticas que devem ser alcançadas para melhorar as entregas ao cidadão.

O projeto, considerado piloto na capital, inicialmente envolveu as principais secretarias e autarquias ligadas diretamente à gestão, governança e que recebem recursos das transferências voluntárias da União. Entretanto, o modelo adotado permite a participação de qualquer unidade administrativa da Prefeitura Municipal e acesso às reuniões de avaliação de cada ciclo, para incrementar e aprimorar o processo de avaliação e definição das prioridades sugeridas pelo Comitê.

Os membros do Comitê receberam capacitações presenciais e à distância, promovidas pelo Ministério da Economia e parceiros. As reuniões internas para o primeiro ciclo de avaliação do Meg-Tr de Campo Grande, bem como definição de oportunidades de melhorias prioritárias, foram realizadas entre os meses de fevereiro e março de 2020. Através de oficinas e dinâmicas definidas, foram realizadas as avaliações pelos membros do Comitê, de acordo com metodologia indicada pelo Ministério da Economia.

A certificação emitida pelo Ministério da Economia consiste em uma análise e avaliação em relação aos sete fundamentos previstos no Meg-Tr: Governança; Estratégias e Planos; Sustentabilidade; Compromisso com as Partes Interessadas; Capital Intelectual; Orientação por Processos; Geração de Valor Público para as partes interessadas.

De acordo com o modelo, a excelência em gestão em uma organização é considerada atingida quando atende de forma equilibrada a todos os fundamentos, refletindo um grau de maturidade elevado em seu sistema de gestão.

As oficinas realizadas pelo Comitê de Governança e Gestão avaliaram os requisitos previstos do Meg-Tr e demonstram o nível de maturidade da gestão identificado atualmente. Também resultaram em 49 oportunidades de melhorias envolvendo os sete fundamentos (posteriormente priorizadas através da matriz GUT – Gravidade, Urgência e Tendência). Ao final, foram definidas sete oportunidades de melhorias para compor o Plano de Melhorias Priorizadas do primeiro ciclo.

“Focamos no desenvolvimento da gestão municipal para melhorar a qualidade do serviço prestado ao cidadão. Dentre as boas práticas já adotadas, temos a criação da Subsecretaria de Gestão e Projetos Estratégicos, o monitoramento do Plano de Governo e o trabalho da Ouvidoria da Controladoria Geral do Município (CGM)”, explica a Subsecretária de Gestão e Projetos Estratégicos, Catiana Sabadin.

Reportar Erro

Deixe seu Comentário

Leia Também

Escritora permanece hospitalizada
Geral
Escritora faz primeiro post após ataque de pitbulls e diz que está bem
Ministro Luis Roberto Barroso
Geral
Regulação da IA precisa proteger direitos fundamentais, diz Barroso
Bilhete de aposta da Mega-Sena
Geral
Mega-Sena sorteia prêmio acumulado de R$ 56 milhões neste sábado
Avião movido a hidrogênio fará o primeiro voo ao redor do mundo com zero emissões
Geral
Avião movido a hidrogênio fará o primeiro voo ao redor do mundo com zero emissões
Madonna
Geral
Madonna pede para brasileiros não falarem português durante show
Ponte da BR-262, que passa pelo Rio Paraguai, será interditada neste sábado
Geral
Ponte da BR-262, que passa pelo Rio Paraguai, será interditada neste sábado
Faustão sai do hospital
Geral
Após 47 dias internado, Faustão recebe alta do hospital
Cidade de Terenos
Geral
Governo homologa licitação para projeto de pavimentação da MS-355 e MS-270
Efetividade do judiciário de MS é destaque no Mês Nacional do Júri
Justiça
Efetividade do judiciário de MS é destaque no Mês Nacional do Júri
Lula
Geral
Lula embarca para a Colômbia na terça-feira

Mais Lidas

JD1TV: Peladão, homem é flagrado correndo com bumbum de fora na Mascarenhas de Moraes
Geral
JD1TV: Peladão, homem é flagrado correndo com bumbum de fora na Mascarenhas de Moraes
JD1TV: Homem que colocou fogo na ex-mulher se joga da ponte após cometer crime
Polícia
JD1TV: Homem que colocou fogo na ex-mulher se joga da ponte após cometer crime
Artistas confirmadas na Expogrande 2024
Comportamento
Expogrande 2024 divulga programação dos shows; confira as datas
Acidente congestionou rodovia
Polícia
AGORA: Grave acidente deixa pessoas mortas na BR-163, próximo a Anhanduí