Menu
Busca quinta, 22 de fevereiro de 2024
(67) 99647-9098
Governo - Dengue Fev24
Geral

“Ciência no Boteco”: Professor discute sobre energia solar limpa e eficiente

Pesquisadores da UEMS trabalham para melhorar a eficiência de paineis solares com pesquisa apresentada em festival internacional

24 maio 2016 - 10h38

Uma energia limpa e eficiente, estas são as principais características da energia solar. Contudo ela ainda é considerada uma tecnologia de alto custo. Pensando nisto, pesquisadores da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) estão trabalhando para melhorar a eficiência de painéis solares na produção de energia elétrica, sem aumentar seu custo. Este será um dos temas apresentados no “Pint of Science”, que ocorre em Dourados, nesta terça-feira (24), a partir das 19h30, no Barão Botequim.

O “Pint of Science” (Ciência no Boteco) é um festival internacional de divulgação científica e Dourados está entre as sete cidades brasileiras que o sediará.

O professor da UEMS, Sandro Marcio Lima, que irá explanar sobre o assunto no evento, ressalta que o objetivo da pesquisa não é criar uma nova tecnologia, mas melhorar a eficiência das comercializadas atualmente, para que as placas possam ser também menores e mais baratas.

Sandro Marcio Lima juntamente com o professor Luis Humberto Andrade são responsáveis pelo Grupo de Espectroscopia Óptica e Fototérmica (Geof), que já conseguiu desenvolver um material com condições favoráveis para melhorar a eficiência de aproveitamento da luz solar. “Preparamos este material na unidade da UEMS de Dourados e já fizemos testes em laboratório. Tudo indica que o material poderá ser acoplado às placas de célula solar comerciais para melhorar sua eficiência”, esclareceu o professor, Sandro Lima.

Eles explicam que painéis solares para aquecerem água já são uma tecnologia bastante divulgada, contudo o desafio está em ampliar o uso para que a população utilize esta fonte de energia regularmente em residências, por exemplo, para funcionamento de lâmpadas ou aparelhos elétricos. A eficácia comprovada atualmente é de cerca de 30% de aproveitamento da luz solar nas placas para a produção de energia, o que se espera aumentar com o desenvolvimento da pesquisa.

O evento

O Brasil é o único país da América Latina a participar da iniciativa, que será realizada simultaneamente em outros 11 países. Dourados é a única cidade da região Centro-Oeste a participar do evento, que está mobilizando mais de 50 cidades espalhadas por oito países. Em Mato Grosso do Sul, o evento é coordenado pela professora Ísis Faria, da UEMS.

Para conferir a programação de cada cidade, basta acessar o site www.pintofscience.com.br. O festival é gratuito e as pessoas que participam pagam somente o que consumirão nos locais em que acontecerão os bate-papos científicos.

Serviço

Dia: 24/05/2016

Horário: A partir das 19h30

Local: Barão Botequim

Endereço: R. Gen. Osório, 2415 – Vila Rui Barbosa, em Dourados.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Geral
Usuários terão mais facilidade ao buscar por benefícios sociais no Google
Geral
JD1TV: Motociclista é multado por carregar cachorro na "gAUrupa" de moto no DF
Geral
Caixa fará leilão online em março; MS terá três imóveis disponíveis
Geral
Filho de Eliza Samudio assina 1º contrato com clube no dia em que mãe faria 39 anos
Geral
URGENTE: Estudante é morto a tiros após criminosos invadirem escola em Teresina
Geral
JD1TV: Objeto de luz misterioso é registrado no céu em Rio Grande do Sul
Brasil
Deputado federal tem sigilos bancário e fiscal quebrados por suposta 'rachadinha'
Brasil
Cerimônia de posse de Flávio Dino como ministro do STF acontece hoje
Justiça
TJMS reduz pena de homicida para 12 anos por crime no Jardim Centenário
Política
"Queda da Bastilha", diz Delcídio após ataque de Gilmar

Mais Lidas

Polícia
Filhos gritaram por socorro ao ver a mãe sendo esfaqueada e morta na Capital
Polícia
Mulher pressentiu que iria morrer em conversa com a filha: 'Ele vai voltar e me matar'
Polícia
AGORA: Homem não aceita fim do casamento e mata ex com facada no peito em Campo Grande
Polícia
JD1TV AGORA: Polícia prende homem que matou a ex-mulher em Campo Grande