Menu
Menu
Busca sexta, 26 de abril de 2024
Geral

Com medo de epidemia de dengue, Marquinhos declara estado de emergência

Dez municípios já decretaram estado de alerta e a capital tende a ultrapassar os 300 casos nos próximos dias

25 fevereiro 2019 - 18h18Marcos Tenório    atualizado em 25/02/2019 às 18h45

A Prefeitura de Campo Grande afirmou em coletiva à imprensa realizada na tarde desta segunda-feira (25), que irá decretar situação de emergência após registrar quase seis mil notificações de dengue somente nos dois primeiros meses do ano. O prefeito Marquinhos Trad, relatou que a Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso do Sul, publicou que quase 86% dos municípios estão em estado de alerta com a questão da dengue e disse ainda que com 294 casos da doença a cada 100 mil habitantes, Campo Grande corre risco iminente de uma epidemia.

Com duas mortes possivelmente causadas pela doença, uma em janeiro de um idoso e a outra de uma criança de cinco anos nesta segunda-feira (25), a gestão pública entrou em contato com o Ministério da Saúde para que a portaria de emergência seja validada o mais rápido possível.

O prefeito afirmou que MS está em um quadro de evolução de notificações da dengue, onde Três Lagoas, Figueirão, Sidrolândia, Água Clara, Selviria, Aparecida do Taboado, Rochego, Vicentina, Camapuã e Corguinho já decretaram estado de alerta e a capital tende a ultrapassar os 300 casos nos próximos dias.

A prefeitura está com um entrave na Justiça, e até o momento não conseguiu a liberação para que os agentes de saúde possam entrar em residências que estão abandonadas e fechadas, pois de acordo com a administração, “esses locais são responsáveis por 90% dos focos do mosquito”, relatou.

O mosquito tem uma abrangência de voo de 15 a 25 metros e as fêmeas que fazem a transmissão da doença têm o habito de aparecerem no início da manhã e no final do dia, “esse é o horário de maior incidência de casos”, diz o vereador  Fritz.

A última epidemia registrada em Campo Grande foi em 2016, quando somente em janeiro e fevereiro houve 19.300 casos da doença. Naquele ano, foram contabilizados 32.964 casos.

O vírus que está em circulação é do tipo 2 e já provocou vários casos de dengue hemorrágica nos anos de 2009 e 2010. Esse tipo de vírus apresenta um evolução mais rápida, em crianças menores de 10 anos e idosos o quadro de piora chega a ser até de três dias. Marquinhos exige que as pessoas procurem atendimento médico assim que surgirem os primeiros sintomas.

Marquinhos declarou “queremos agilizar o atendimento para a população porque já estamos prevendo um aumento de demanda muito grande”. O decreto terá validade de 180 dias podendo ser prorrogado e é feito para facilitar a compra de insumos e contratação de mais médicos sem burocracia, ressaltou o prefeito.

Uma força-tarefa foi montada pela administração municipal para garantir o atendimento para a população. Uma equipe formada por 27 médicos está à disposição para percorrer as unidades de atendimento onde houver a maior quantidade de pacientes com sintomas da doença.

Os laboratórios onde são feitos os exames para confirmar a dengue também foram reforçados com um efetivo maior de profissionais, informou a prefeitura. Os veículos responsáveis pelo fumacê nos bairros passaram de quatro para nove veículos. Na capital, são 14 regiões que estão apresentando um alto índice de casos da doença, estão com uma atenção especial da prefeitura.

Reportar Erro

Deixe seu Comentário

Leia Também

Anatel publica regras mais duras para chamadas abusivas
Geral
Anatel 'endurece' regra e vai bloquear empresas por ligações abusivas
Presidente da Petrobras visita a UFN3 em Três Lagoas
Geral
Presidente da Petrobras visita a UFN3 em Três Lagoas
Vice da Fiems visita fábrica da UFN3 em Três Lagoas
Geral
Vice da Fiems visita fábrica da UFN3 em Três Lagoas
Evanescence
Geral
Rock in Rio confirma show de Evanescence e mais três bandas
Anderson Leonardo do grupo Molejo
Geral
Morre o cantor Anderson Leonardo, do grupo Molejo
Foto: Divulgação
Geral
Tem árvore na fiação da sua rua? Energisa explica quando acionar serviço de poda
A dupla Alex e Yvan abrem o início do evento
Geral
Vicentina terá encontro Nacional de Violeiros e Violeiras de MS neste fim de semana
IPCA-15 desacelera em abril, aponta IBGE
Economia
IPCA-15 desacelera em abril, aponta IBGE
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Cristiano Zanin
Brasil
Governo consegue liminar no STF para suspender prorrogação de desoneração da folha
Júri condena mulher a 6 anos de prisão por matar marido com taco de madeira na Capital
Justiça
Júri condena mulher a 6 anos de prisão por matar marido com taco de madeira na Capital

Mais Lidas

Instituto Paraná Pesquisas divulgou os resultados de uma pesquisa de intenções de votos para a Prefeitura de Campo Grande
Geral
Paraná Pesquisas mapeou eleição na Capital
Policiais resguardam o local até a chegada da Polícia Civil
Polícia
Bandido é baleado após tentar invadir casa de subcomandante da PM em Campo Grande
A vítima faleceu ainda no local do acidente
Polícia
Criança de 5 anos morre ao ter cabeça esmagada durante acidente na BR-262
Fachada do TCE-MS
Interior
TCE 'barra' chamamento público de R$ 12 milhões para gerenciamento de saúde em Selvíria