Menu
Menu
Busca sexta, 01 de maio de 2026
Assembleia Abr26
Saúde

Mutirão contra a dengue começa com mais de 3 mil servidores nas ruas da Capital

Em janeiro deste ano, foram notificados 2.338 casos de dengue, 45 de zika e 40 de chikungunya

11 fevereiro 2019 - 15h57Da redação    atualizado em 11/02/2019 às 16h29

Nos próximos 10 dias, mais de 3 mil profissionais da Atenção Primária e Vigilância em Saúde de Campo Grande estarão envolvidos nas ações de combate ao mosquito Aedes aegypti – transmissor da dengue, zika e chikungunya. O lançamento da campanha “10 dias contra o Aedes” aconteceu na manhã desta segunda- feira (11).

Na Clínica da Família do bairro Nova Lima, com a presença do prefeito Marquinhos Trad, que anunciou a participação de 198 equipes das unidades básicas de saúde (UBS) e de saúde da família (UBSF), aproximadamente 3.280 profissionais, entre agentes comunitários de saúde e de combate a endemias, enfermeiros, técnicos de enfermagem e médicos, estarão mobilizados nas ações simultâneas de combate ao mosquito.

Em janeiro deste ano, foram notificados 2338 casos de dengue, 45 de zika e 40 de chikungunya. Em janeiro do ano passado (2018), foram notificados 374 casos de dengue, 27 de chikungunya e 22 de zika.

Para o prefeito Marquinhos Trad é preciso que haja uma união de esforços e consciência por parte da população, uma vez que mais de 80% dos focos do mosquito ainda são encontrados dentro das casas.

Durante os dez dias os profissionais devem atuar em conjunto nas sete regiões urbanas de campo grande fazendo a vistoria de imóveis, terrenos baldios e orientação dos moradores, realizando a chamada busca ativa com o objetivo de eliminar os criadouros do mosquito.

Gingana “Aedes - tolerância zero”

Paralelo ao lançamento da campanha “10 dias contra o Aedes” teve início a gincada “Aedes - tolerância zero” realizada por iniciativa dos servidores da Clínica da Família – Nova Lima com apoio do Conselho Local de Saúde e parceiros.

Cada família interessada em participar da gincana receberá cinco sacos de lixo que serão utilizados para fazer a coleta de materiais recicláveis e inservíveis que possam acumular água, entre eles plásticos, garrafas pet, copos descartáveis e etc.

Sorteio

No dia 21 de janeiro a família deverá levar o material recolhido à unidade para participar do sorteio de brindes.

Reportar Erro
UNIMED PJ Maio26

Deixe seu Comentário

Leia Também

Hospital da Vida
Saúde
Dourados confirma 9ª morte por chikungunya em meio a surto da doença
Higienização das mãos
Saúde
Humap promove campanha por higienização das mãos no dia 5 de maio
Foto: Myke Sena/MS
Saúde
HIV/Aids causou mais de 50 mortes em Campo Grande em 2025, aponta MPMS
'Ju', como é conhecida precisa de leito hospitalar - Foto: Arquivo Pessoal
Saúde
Entre idas e vindas na UPA, porteira aciona Justiça para garantir internação em UTI
Nos dois primeiros dias da campanha, apenas 397 pessoas procuraram as unidades de saúde
Saúde
Baixa adesão à vacina contra chikungunya preocupa autoridades em Dourados
Foto: Reprodução / Relatório / CRMV-MS
Saúde
Ministério Público arquiva investigação sobre suposto 'extermínio' no CCZ da Capital
Divulgação / Instituto Butantan
Saúde
Butantan recruta voluntários em Campo Grande para teste de vacina contra gripe
Pátio Central Shopping
Saúde
Já se vacinou? Sábado terá plantão de vacinação contra Influenza no Centro da Capital
A nova estrutura amplia a capacidade de atendimento da instituição
Saúde
Hospital de Câncer inaugura 5º andar com 32 novos leitos em Campo Grande
Com 84% de conformidade, Humap-UFMS reforça padrões de qualidade na assistência
Saúde
Com 84% de conformidade, Humap-UFMS reforça padrões de qualidade na assistência

Mais Lidas

Sede da Depca, em Campo Grande
Polícia
Morre bebê de 1 ano que foi vítima de maus-tratos e estupro em Campo Grande
Presidente do Conselho Municipal de Saúde, Jader Vasconselos
Cidade
Após denúncia, TCU abre investigação sobre uso de R$ 156 milhões da Saúde de Campo Grande
Protesto - Foto: Sarah Chaves
Política
Trans e travestis se manifestam contra lei sobre uso de banheiros na Capital
Jornalista Sérgio Pereira Bittencourt - Foto: Reprodução / Redes Sociais
Trânsito
Jornalista morre após grave acidente entre motos em Campo Grande