Menu
Busca sábado, 25 de março de 2023
(67) 99647-9098
TJMS - Mar23
Geral

Com verduras orgânicas, suco detox e artesanatos em pérolas, presídio cria espaço aberto à população

28 maio 2017 - 16h22Da redação com Assessoria

Renascer é o nome do espaço que acaba de ser inaugurado no Estabelecimento Penal Feminino de Regimes Semiaberto e Aberto de Dourados (EPFRSAAA-D), destinado à venda de artesanatos, verduras orgânicas e plantas medicinais que são cultivadas pelas reeducandas dentro da unidade penal. Quem for ao local também poderá se deliciar com um suco detox feito na hora com hortaliças fresquinhas, colhidas na horta da unidade prisional.

A iniciativa é realizada pela Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen), por meio da direção do presídio, em parceria com a 3ª Vara de Execuções Penais. Além de aproximar a comunidade do trabalho significativo desenvolvido no estabelecimento penal, a novidade é uma forma de incentivar a ocupação produtiva das mulheres, em situação de prisão, ao proporcionar novas expectativas assim que conquistarem a liberdade.

O Espaço Renascer foi inaugurado esta semana e funciona anexo ao presídio, na rua Gáspar Castro, 3418, quase na altura da rua Ciro Melo, no Jardim Paulista. O local está aberto ao público de segunda à sexta-feira, das 7h às 17h, e não tem acesso à área de segurança do estabelecimento penal. Da loja onde estão sendo vendidos os produtos, é possível ver a horta orgânica, através de um vidro instalado na divisória.

Segundo a diretora da unidade prisional, Luzia Aparecida Ferreira, a intenção é que a sociedade em geral conheça o local, que é público, e possa conferir a qualidade do que é oferecido. “São peças bem-acabadas e de muito bom gosto que as internas produzem. Temos artesanatos variados, entre eles, estão os que são feitos com aplicação de pérolas em madeiras, caixarias e etc.”, comenta.

As verduras e as plantas medicinais são cultivadas sem aditivos químicos, são orgânicas e mais saudáveis. “Vale a pena vir ao Espaço Renascer e conhecer o que estamos oferecendo, nossa proposta principal é o estímulo à saúde”, afirma a diretora, ressaltando que no local serão vendidos sucos verdes e bolinhos feitos com receitas saudáveis.

Conforme a dirigente, a renda arrecadada será revertida para manutenção do espaço e como forma de remuneração às custodiadas que confeccionam os artesanatos ou participam do cultivo da horta.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Geral
Advogados de Bolsonaro devolvem joias e armas sauditas
Geral
Atrativos turísticos de Bodoquena funcionam com restrições
Geral
Dilma é eleita a nova presidente do Banco do Brics
Geral
Eletronuclear é multada em R$ 2,1 milhões após vazamento de água radioativa
Geral
Criança de 1 ano e 9 meses engasga com remédio e é salvo por PM na Capital
Geral
Acidente termina em capotamento na Vila Carlota
Geral
"Quadro de Lula é bom e estável", diz médico do presidente
Geral
Brasileiros estão entre os que mais receberam vistos norte-americanos
Geral
JD1TV: Corda de bungee jump arrebenta durante salto de 30 metros de altura
Geral
JD1TV: Homem que estuprou mulher enquanto ela dormia é amarrado em poste

Mais Lidas

Polícia
Polícia lamenta morte de Milton Watanabe
Cidade
Motociclista é socorrido após atropelar cachorro na Avenida Guaicurus
Brasil
Mulher grava sexo com a filha de 14 anos para o namorado ver
Interior
JD1TV: Adolescente ameaça 'furar' diretor e leva arma falsa para escola no Universitário