Menu
Busca sexta, 23 de fevereiro de 2024
(67) 99647-9098
Governo - Dengue Fev24
Geral

Com verduras orgânicas, suco detox e artesanatos em pérolas, presídio cria espaço aberto à população

28 maio 2017 - 16h22Da redação com Assessoria

Renascer é o nome do espaço que acaba de ser inaugurado no Estabelecimento Penal Feminino de Regimes Semiaberto e Aberto de Dourados (EPFRSAAA-D), destinado à venda de artesanatos, verduras orgânicas e plantas medicinais que são cultivadas pelas reeducandas dentro da unidade penal. Quem for ao local também poderá se deliciar com um suco detox feito na hora com hortaliças fresquinhas, colhidas na horta da unidade prisional.

A iniciativa é realizada pela Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen), por meio da direção do presídio, em parceria com a 3ª Vara de Execuções Penais. Além de aproximar a comunidade do trabalho significativo desenvolvido no estabelecimento penal, a novidade é uma forma de incentivar a ocupação produtiva das mulheres, em situação de prisão, ao proporcionar novas expectativas assim que conquistarem a liberdade.

O Espaço Renascer foi inaugurado esta semana e funciona anexo ao presídio, na rua Gáspar Castro, 3418, quase na altura da rua Ciro Melo, no Jardim Paulista. O local está aberto ao público de segunda à sexta-feira, das 7h às 17h, e não tem acesso à área de segurança do estabelecimento penal. Da loja onde estão sendo vendidos os produtos, é possível ver a horta orgânica, através de um vidro instalado na divisória.

Segundo a diretora da unidade prisional, Luzia Aparecida Ferreira, a intenção é que a sociedade em geral conheça o local, que é público, e possa conferir a qualidade do que é oferecido. “São peças bem-acabadas e de muito bom gosto que as internas produzem. Temos artesanatos variados, entre eles, estão os que são feitos com aplicação de pérolas em madeiras, caixarias e etc.”, comenta.

As verduras e as plantas medicinais são cultivadas sem aditivos químicos, são orgânicas e mais saudáveis. “Vale a pena vir ao Espaço Renascer e conhecer o que estamos oferecendo, nossa proposta principal é o estímulo à saúde”, afirma a diretora, ressaltando que no local serão vendidos sucos verdes e bolinhos feitos com receitas saudáveis.

Conforme a dirigente, a renda arrecadada será revertida para manutenção do espaço e como forma de remuneração às custodiadas que confeccionam os artesanatos ou participam do cultivo da horta.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Geral
Usuários terão mais facilidade ao buscar por benefícios sociais no Google
Geral
JD1TV: Motociclista é multado por carregar cachorro na "gAUrupa" de moto no DF
Geral
Caixa fará leilão online em março; MS terá três imóveis disponíveis
Geral
Filho de Eliza Samudio assina 1º contrato com clube no dia em que mãe faria 39 anos
Geral
URGENTE: Estudante é morto a tiros após criminosos invadirem escola em Teresina
Geral
JD1TV: Objeto de luz misterioso é registrado no céu em Rio Grande do Sul
Brasil
Deputado federal tem sigilos bancário e fiscal quebrados por suposta 'rachadinha'
Brasil
Cerimônia de posse de Flávio Dino como ministro do STF acontece hoje
Justiça
TJMS reduz pena de homicida para 12 anos por crime no Jardim Centenário
Política
"Queda da Bastilha", diz Delcídio após ataque de Gilmar

Mais Lidas

Polícia
Filhos gritaram por socorro ao ver a mãe sendo esfaqueada e morta na Capital
Polícia
Mulher pressentiu que iria morrer em conversa com a filha: 'Ele vai voltar e me matar'
Polícia
AGORA: Homem não aceita fim do casamento e mata ex com facada no peito em Campo Grande
Polícia
JD1TV AGORA: Polícia prende homem que matou a ex-mulher em Campo Grande