O 12P/Pons-Brooks (Cometa do Diabo) está cada vez mais visível no céu noturno brasileiro e em todo o Hemisfério Sul. Neste momento, o corpo celeste está se aproximando do planeta Terra - sem risco de colisão - e por isso, poderá ser observado pela população brasileira com o auxílio de instrumentos.
Segundo o Observatório Nacional (ON), desde o dia 7 de abril, observadores do Nordeste já têm conseguido fazer registros da passagem do Cometa do Diabo. Mas hoje (21) ele se tornará visível em todo o Brasil, ao atingir a sua máxima aproximação do Sol.
Ainda de acordo com o ON, no momento não é possível saber ao certo se o cometa será visível a olho nu. Além disso, a proximidade dele com o Sol no céu pode dificultar as observações, especialmente em áreas urbanas com poluição luminosa.
Para localizar o corpo celeste no céu, aplicativos de observação de estrelas para celular, como o Star Walk 2 ou o Sky Tonight, podem ser úteis, pois permitem a identificação de diversos objetos astronômicos e cometas.
De onde vem o nome?
O Cometa do Diabo foi descoberto em 1812 pelo astrônomo francês Jean-Louis Pons. O 12P/Pons-Brooks ganhou esse apelido devido a uma explosão em julho de 2023, que distorceu sua coma (nuvem de poeira e gás que circunda o seu núcleo) em uma forma de chifres.
JD1 No Celular
Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp e fique por dentro dos acontecimentos também pelo nosso grupo, acesse o convite.
Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no iOS ou Android.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

Natal chega aos corredores do Humap com visita do Papai Noel

Sesc Teatro Prosa promove programação infantil gratuita nas férias

Governo lança sistema que permite autoexclusão em sites de apostas

Corretor briga na Justiça por comissão em venda de fazenda de R$ 9 milhões em Cassilândia

"Iminente colapso", diz Defensoria em alerta sobre a saúde pública de Campo Grande

Casal que se dizia da Caixa é condenado por golpe que causou prejuízo de R$ 15 mi em MS

Em 2026, Justiça Estadual terá mais de 30 dias sem expediente; veja o calendário

Prefeitura obtém liminar e livra servidores da "folha secreta" do imposto de renda

Juiz manda a júri popular acusado de matar PM aposentado e o neto no bairro Moreninhas


Observação (Foto: Dan Bartlett/NASA/AFP)



