A criação da Polícia Penal PEC 372/17 foi aprovada na Câmara dos Deputados em Brasília, no segundo turno, com 385 votos favoráveis e 16 contrários, para satisfação da categoria dos agentes penitenciários que estão a 14 anos pedindo por melhorias na área.
Esse é considerado o maior projeto de segurança pública após a Constituição Federal de 1988. Os representantes dos agentes penitenciários estiveram no Congresso trabalhando para que a proposta fosse incluída na Ordem do Dia. Na ocasião, o presidente do Sindicato dos Servidores da Administração Penitenciária (Sinsap/MS), André Santiago, e o vice-presidente, Lourival Pereira da Mota, participaram de reuniões solicitando a inclusão e aprovação da pauta.
A PEC regulamentará a profissão de agente prisional profissional responsável pela segurança de unidades penais e incluirá a Polícia Penal no artigo 144 da Constituição Federal que estabelece as polícias que fazem parte da segurança pública. Com a criação da Polícia Penal os governos dos Estados e do Distrito Federal vão poder criar mecanismos de segurança e controle nas unidades penais.
“Essa é uma conquista histórica. Enfrentamos viagens, reuniões, gás e muita crítica. A esperança e a perseverança, que nós agentes guerreiros temos devido tanto sofrimento em nossa labuta, fizeram com que alcançássemos essa vitória”, comenta o presidente do Sinsap/MS, André Santiago.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Motiva Pantanal promove simulado de acidente com múltiplas vítimas na rodovia BR-163

ALEMS analisa projeto que cria campanha contra adultização infantil nas redes sociais

Princípio de incêndio em apartamento no Coopharadio mobiliza bombeiros em Campo Grande

Preso por matar a ex em Campo Grande, homem briga na Justiça com a filha por bens

Homem é esfaqueado durante tentativa de assalto no bairro Nova Lima

Família pede ajuda da população para localizar idosa desaparecida em Campo Grande

PRF inicia Operação Tiradentes 2026 nas rodovias federais de MS nesta sexta-feira

Ponto facultativo e feriado suspendem serviços presenciais no Detran-MS na próxima semana

Pega 44 anos de prisão rapaz que matou 2 crianças inocentes em Campo Grande


Categoria da Polícia Penal, durante votação na Câmara (Reprodução/Assessoria)


