A Polícia Militar Ambiental (PMA) está realizando em Mato Grosso do Sul fiscalização nos criadores amadores e comerciais de aves silvestres licenciados junto ao órgão ambiental. Essa fiscalização deve-se ao fato de que neste ano, o Ibama repassou todo o controle desses criadores para o Estado.
Dessa forma, apesar de este tipo de criação ser importante para minimização do tráfico de animais silvestres, precisa ser monitorado e fiscalizado para que não aconteçam fraudes. Já foram fiscalizados vários criadores da Capital, Chapadão do Sul, Três Lagoas, Costa Rica e Batayporã. No sábado (23), dois criadores foram autuados.
Um dos criadores, um engenheiro de 63 anos, não mantinha o plantel atualizado junto ao sistema (SISPASS) do Ibama, como determina a legislação. Vários pássaros que constavam no sistema, que é online, como de sua propriedade, não estavam no local. O infrator afirmou que os pássaros haviam fugido e não realizou os procedimentos de baixa. O criador foi autuado administrativamente e multado de R$ 3 mil.
Outro criador, um comerciante de 49 anos, também foi autuado administrativamente e multado em R$ 500. Neste caso, o infrator apenas não manteve atualizado o plantel no sistema.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Morre Haroldo Maiolino

Campo Grande atinge nota máxima em transparência pública

IBGE prorroga mais um vez a apuração e coleta de dados do Censo 2022

Ex-presidente da Caixa, Pedro Guimarães vira réu por assédio a funcionárias

Tapeado: cliente compra iPhone pela internet e recebe jogo de quebra-cabeças

JD1TV: Riedel assina parceria com Ministério das Mulheres em evento no Bioparque

Prazo para pagar a 3° parcela do IPVA encerra nesta sexta-feira

Bioparque deve continuar com entrada gratuita até o fim do ano, diz secretário

Licenciamento inicia em abril para veÃculos com placas final 1 e 2
