A segunda edição do Festival de Yoga no Parque das Nações Indígenas, em Campo Grande em celebração ao Dia Internacional do Yoga será realizada, no dia 29 de junho. As inscrições estarão abertas a partir do dia 19 de junho e podem ser feitas por meio de formulário on-line.
A entrada dos participantes será pelo portão lateral Guató. A programação começa às 7 horas da manhã com uma caminhada consciente (mindfulness walking), atividade voltada à percepção do momento presente. A proposta é estimular a atenção plena, com foco na respiração, nas sensações corporais e nos pensamentos, tanto internos quanto externos.
Em seguida, às 8 horas, será realizada a primeira aula de yoga do dia, em frente ao palco principal. A prática seguirá um protocolo que será reproduzido simultaneamente em diversos países, como parte das celebrações internacionais da data.
Diversas atividades ocorrerão de forma simultânea em diferentes pontos do parque. Entre elas, destaca-se a prática de Vinyasa Yoga, estilo com ritmo mais dinâmico, ideal para praticantes com alguma experiência, mas também acessível a iniciantes.
O evento contará ainda com uma aula especial de yoga infantil, voltada para crianças de três a 12 anos, promovendo a participação de toda a família em um momento de conexão com o corpo e com a natureza. Também será oferecida a prática de yoga acessível, destinada a idosos, pessoas com mobilidade reduzida, cadeirantes e gestantes. A programação inclui ainda momentos de meditação, apresentação indiana com kirtan e dança circular.
O diretor de Gestão de Política de Vivência Esportiva da Fundesporte, Carlos Alberto Nabhan, destaca a importância do momento. “É uma alegria imensa realizar mais uma edição do Festival de Yoga no Parque das Nações Indígenas, um espaço que simboliza essa conexão com a natureza e com o bem-estar. O yoga é uma prática que vai muito além do exercício físico, é um convite à consciência, ao equilíbrio e à qualidade de vida. A Fundesporte tem como missão promover eventos que cuidem do corpo e da mente da população sul-mato-grossense”.
Tatiane Fernandes, 50 anos, presidente da Associação Yoga para Todos e proprietária da escola Shanti Yoga Studio, salienta o caráter acolhedor da iniciativa. “As pessoas que vierem para o festival pela primeira vez estarão tendo esse contato de uma maneira muito linda, porque vamos trazer a prática de forma acessível para todos. Vai ser um momento muito especial em que cada um poderá sentir os benefícios que o yoga proporciona”.
Os participantes devem levar um tapete ou canga, para garantir conforto e mais segurança durante as práticas de yoga. Garrafa de água para se manter hidratado ao longo de todas as atividades e protetor solar.
O evento é promovido pelo Governo de Mato Grosso do Sul, por meio da Fundesporte (Fundação de Desporto e Lazer) e Setesc (Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura), com o apoio de diversos parceiros..
Programação do dia:
7h – Caminhada consciente (Instrutora: Ingrid)
7h30 – Cerimônia de abertura
8h – Aula do protocolo indiano (Instrutores: Rodrigo e Camila)
9h – Aula de Vinyasa Yoga (Instrutora: Tatiane e Naigel)
9h às 10h – Práticas nas tendas: Yoga Acessível (Angélica e Carol) e Yoga Infantil (Milena)
9h – Meditação (Instrutor: Paulo Rica)
9h – Aula de yoga acessível
10h20 – Roda de mantras kirtan
11h – Dança circular
11h40 – Encerramento
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

Promotoria investiga empresas de ônibus em Naviraí por negar passe gratuito

Horóscopo do dia - Veja a previsão para o seu signo 10/7/2025

Andressa Urach anuncia novo conteúdo adulto com participação da ex-sogra e do pai

Na edição de julho, Café com Negócios debate papel estratégico da indústria em MS

Pai de estudante acusado de matar corredora questiona obrigação de pagar pensão

TJ mantém "Frescura" preso após destacar risco de nova atuação criminosa

Dia da Pizza: Ação da Bella Capri que beneficia instituições encerra edição na Capital

Casa de Cultura é mais uma opção para a programação de férias na Capital

Juiz torna réu homem acusado de matar o próprio pai a facadas em Campo Grande
