No mês de junho são realizadas festas juninas em todas as regiões do país, e junto com as comemorações vem a perigosa combinação do álcool e direção, uma mistura que nunca dá certo.
Apesar da Lei Seca sancionada em 2008, com o intuito de minimizar o alto índice de mortes em decorrência do consumo de bebida alcoólica e de todas as punições, ainda é visível a falta de consciência de alguns motoristas.
Em Mato Grosso do Sul, no ano de 2016, de janeiro a maio, foram registradas 1.117 infrações de alcoolemia. Já em 2017, no mesmo período 1.247, o que representa um acréscimo de 11.6%.
Para o Superintendente da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Luiz Alexandre da Silva, um motorista que dirige embriagado torna-se um perigo para todos os demais motoristas, pedestres e para si. “Nós realizamos operações com o objetivo de preservar vidas, fazendo com que o cidadão respeite as leis. O país paga um alto custo pelos acidentes de trânsito, impacta em diversos setores, mas principalmente na saúde. A luta de combate à embriaguez, reflete na mudança de hábito. O motorista deve ter a consciência que estando alcoolizado, coloca a vida de todos em risco”, conclui da Silva.
O Brasil está entre os países que estabeleceram a tolerância zero para o consumo de bebida alcoólica por motoristas, e entre os mais de 130 que usam o teste do bafômetro como forma de garantia do cumprimento da lei, de acordo com o relatório global da Organização Mundial da Saúde (OMS).
O Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MS) aborda o tema em campanhas educativas de maneira sistemática ao longo do ano, e ainda o tema é recorrente em ações que antecedem feriados. “A maioria das pessoas abordadas em nossas campanhas de rua, se mostram receptivas, comentam, indicam locais para a atuação do órgão, cobram mais fiscalização, porém, infelizmente ainda há aquelas que são inflexíveis em relação a abordagem”, afirma o gestor de educação e segurança de trânsito do Detran, Ivar Custódio da Silva.
Reportar Erro
Deixe seu Comentário
Leia Também

Polícia Militar atende ocorrência de cão vítima de escalpelamento em Nova Alvorada do Sul

Denúncia aponta que terreno 'abandonado' no Centro tem até família de lobinhos

Carro funerário de Bandeirantes é flagrado transportando cocaína no DF

Mais uma vez acumulada, Mega-Sena chega a incríveis R$ 102 milhões

Tentativa de homicídio em Campo Grande 'rende' pena de 3 anos em regime aberto

Motorista bêbado que matou criança e idosa em acidente na Capital vai a júri popular

Pesquisa aponta que mulheres preferem homens com pênis maiores

TJ mantém condenação de homem que estuprou a enteada mais de 10 vezes em MS

Força Tática prende "Corujão" por tráfico na região norte de Campo Grande






