Menu
Busca quinta, 01 de junho de 2023
(67) 99647-9098
Geral

Em audiência pública, Procon discute pedágio cobrado na BR-163

A empresa CCR MSVia é a responsável pela duplicação da BR-163 e paralisou a obra para revisão do contrato

25 maio 2017 - 16h07Da redação com Assessoria

Em audiência pública realizada nesta quarta-feira (24), na Câmara Municipal de Campo Grande, o superintendente Marcelo Salomão, titular da Superintendência para Orientação e Defesa do Consumidor (Procon/MS), ligada à Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho (Sedhast), participou dos debates sobre a paralisação das obras de duplicação da BR-163.

A audiência contou com a presença de representantes de 13 câmaras municipais de Camapuã, Itaquiraí, Naviraí, Nova Alvorada do Sul, Jaraguari, Mundo Novo, Rio Brilhante, São Gabriel do Oeste, Bandeirantes, Rio Verde, Caarapó e Eldorado, municípios impactados com as obras de duplicação. Os parlamentares decidiram realizar audiências públicas em cada uma dessas cidades para mobilizar também as autoridades locais e a população para discutir a suspensão das obras.

A empresa CCR MSVia é a responsável pela duplicação da BR-163 em Mato Grosso do Sul e paralisou a obra para revisão do contrato de concessão. Segundo informações da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), dos 847,2 quilômetros da BR-163 que passam por Mato Grosso do Sul, 138 quilômetros estão duplicados. Mesmo com a suspensão das obras, a cobrança do pedágio continua com o argumento de que os atendimentos médicos e os serviços de conservação e manutenção estão mantidos.

Segundo o superintendente Marcelo Salomão, o entendimento do Procon é o de que se o cálculo do valor do pedágio considera a extensão da obra e do serviço a ser prestado, com a interrupção da duplicação, deve haver um novo cálculo para que o consumidor não seja prejudicado. “Se vão suspender a duplicação, devem reduzir a taxa de cobrança de pedágio, o que seria justo, sem vantagem excessiva por parte do fornecedor”, enfatizou.

No dia 27 de abril, Marcelo Salomão já havia se reunido com a unidade da ANTT, em Campo Grande, atento às possíveis consequências da paralisação para os consumidores. Marcelo Salomão afirma que a preocupação é não haver prejuízos para as relações de consumo e que o Procon está à disposição para orientação aos consumidores em Mato Grosso do Sul.

A empresa CCR MSVia anunciou a interrupção das obras de duplicação, no dia 12 de abril, com a justificativa de que houve redução de cerca de 35% na arrecadação dos pedágios para pleitear a revisão do contrato. Além da revisão, a concessionária pretende obter o retorno das condições de financiamento e a regularização da licença ambiental.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Geral
Brechós agregam vintage e podem substituir alta-costura com looks de inverno
Geral
Tiktokers "presenteiam" crianças negras com bananas e macacos de pelúcia; vídeo
Geral
Hospital Regional terá horário de visitas ampliado a partir de 1º de junho
Geral
Divulgada pontuação dos candidatos em processo seletivo para monitor de alunos
Geral
De forma inesperada, pai foi impedido de registrar filha em cartório por ser cego
Geral
Mais de 400 candidatos passam para 2ª fase do concurso para juiz, do TJMS
Geral
Em menos de 24h para encerrar, Receita espera mais de 9 mil declarações em MS
Geral
Desafio viraliza e streamer morre após beber várias garrafas de vodca em vídeo
Geral
Nota MS Premiada terá sorteio nesta quarta-feira
Geral
AGEMS vai monitorar desenvolvimento de ipês na Capital

Mais Lidas

Polícia
Você conhece? IML de Cuiabá procura família de campo-grandense morto há 15 dias
Polícia
Em menos de um ano, trio é condenado por latrocínio de pecuarista em Campo Grande
Geral
Desafio viraliza e streamer morre após beber várias garrafas de vodca em vídeo
Polícia
Motoqueiro que passou a mão em jovem no Aero Rancho é indiciado por importunação