Menu
Menu
Busca sexta, 30 de janeiro de 2026
Geral

Escola municipal recebe projeto "Arte com Pneus"

15 julho 2018 - 11h26

Após contemplar cinco Centros de Educação Infantil (Ceinfs) com o projeto "Arte com Pneus", parceria da Prefeitura de Campo Grande através da Secretaria Municipal de Educação (Semed) com a Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen), foi a vez da escola municipal Professor Licurgo de Oliveira Bastos receber as peças construídas por 30 internos do Estabelecimento Penal de Segurança Máxima, na sexta-feira (13).

A escola foi a primeira da Rede Municipal de Ensino (Reme) a ser beneficiada com os brinquedos destinados aos 198 alunos da educação infantil. A entrega aconteceu com a presença do prefeito Marquinhos Trad, da secretária municipal de Educação, Elza Fernandes, da secretária-adjunta, Soraia Campos, do diretor-presidente da Agepen, Aud de Oliveira Chaves, do chefe da Divisão de Esporte, Arte e Cultura (Deac) da Semed, Marcos Antonio Lopes e dos vereadores Otávio Trad, Veterinário Francisco e Willian Macksoud.

O parquinho foi montado em dois dias por quatro internos do regime semi-aberto e conta com 20 peças, entre brinquedos para escalada, campo de futebol, labirinto e quadriciclo.

O prefeito Marquinhos Trad destacou a importância da ressocialização que o projeto oferece aos internos. “Boa parte da sociedade acredita que eles devem ficar excluídos do meio social, mas a nossa gestão tem outra visão. Nós queremos auxiliar e contribuir com a recuperação dessas pessoas. Espero que um dia eles estejam aqui do nosso lado vendo a alegria dessas crianças”, enfatizou o prefeito.

Já a secretária de Educação, Elza Fernandes, ressaltou que o projeto Arte com Pneus está concorrendo ao prêmio Objetivos de Desenvolvimento Sutentável (ODS) devido a sua característica social e de promover a preservação do meio ambiente através da reutilização dos pneus.

“Nós também estamos promovendo formações para os detentos para que eles compreendam a importância do brincar na infância e entendam a alegria dos alunos quando eles recebem um parque desses. Queremos que elas tenham essa consciência”, disse.

Benefícios

De acordo com um dos criadores do projeto Arte com Pneus, o professor Felipe Augusto da Costa Souza, a proposta dos parquinhos de pneus é valorizar o trabalho pedagógico dos professores, criando um espaço onde a criança possa aprender brincando, além de incentivar a ressocialização dos detentos que participam da produção das peças e a preservação do meio ambiente, reutilizando pneus que poderiam ser descartados de forma irregular na natureza. O projeto foi elaborado em parceria com agente penitenciário, Vinícius Saraiva de Oliveira

 “Foi uma emoção muito grande ver a felicidade da comunidade. Temos um espaço muito amplo e agora poderemos oportunizar mais opções de lazer para os alunos, além de trabalhar a lateralidade e a coordenação motora, atividades que serão muito úteis quando as crianças forem iniciadas na escrita”, explicou a diretora da escola, Claudeci de Paula de Almeida.

O diretor-presidente da Agepen, Aud de Oliveira Chaves, destacou que cada entrega de parquinho representa uma conquista para os detentos que participam do projeto.

 “É uma satisfação porque mostra que a união faz a força, além de proporcionar o bem-estar das crianças, ficamos felizes em fazer parte dessa parceria, especialmente porque ela tem sua importância social”, disse.

Mãe da pequena Amanda, de quatro anos, a dona de casa Joana Ferreira de Souza acredita que o parquinho vai contribuir com o aprendizado da filha, além de valorizar o trabalho dos detentos.

“Achei a ideia excelente, é um grande exemplo essa parceria porque ajuda na socialização das crianças e a quebrar o preconceito que as pessoas tem com os internos”, pontuou.

Silvéria Cristaldo da Costa, mãe dos alunos Gabriel, do pré e Izaque, do 2 ano, aprovou o espaço.

“Tem brinquedos diferentes, que chamam a atenção das crianças. Foi uma boa ideia aproveitar esse local. É bom também porque ofereceu um trabalho para os internos, que puderam ocupar o tempo com uma atividade produtiva”, afirmou.

Reportar Erro

Deixe seu Comentário

Leia Também

Agência dos Correios
Justiça
Gerente dos Correios é preso em flagrante por furto de mercadorias
Instituto Mirim de Campo Grande - Foto: Reprodução / PREFCG
Cidade
Adriane Lopes corta 220 vagas do Instituto Mirim e reduz inclusão de adolescentes
Imagem Ilustrativa
Interior
Justiça de Paranaíba condena homem a 23 anos de prisão por estupro de vulnerável
Fiscal do Ministério do Trabalho - Divulgação / MTE
Brasil
Trabalho escravo e tráfico de pessoas fazem Justiça registrar alta histórica em 2025
TJMS revoga prisão de investigado por suposto estupro de vulnerável
Justiça
TJMS revoga prisão de investigado por suposto estupro de vulnerável
Caso aconteceu durante a madrugada
Justiça
Acusado de homicídio por espancamento em Campo Grande é condenado a 10 anos de prisão
Menina sofria violência sexual -
Interior
TJ vê inconsistências em versões e absolve homem condenado por estupro em Ivinhema
Marcos Marcello Trad -
Justiça
Justiça declara nulo ato que efetivou Marquinhos Trad na ALEMS sem concurso público
Caso aconteceu durante a madrugada
Justiça
Acusado de homicídio por espancamento é julgado hoje em júri popular na Capital
15º Batalhão de Polícia Militar - Foto: Divulgação
Interior
'Rapidinha' de R$ 100 termina em calote e agressão contra mulher em Maracaju

Mais Lidas

Confronto aconteceu no bairro Jardim Cerejeiras
Polícia
AGORA: Dois suspeitos de roubos morrem em confronto com o Choque em Campo Grande
Carro desviou de buraco e atingiu o motociclista
Trânsito
AGORA: Motorista desvia de buraco, atinge moto e mata motociclista no Jardim Seminário
Foto: Ilustrativa / MrDm / Freepik
Comportamento
Pesquisa aponta que mulheres preferem homens com pênis maiores
Polícia Militar atendeu a ocorrência
Polícia
AGORA: Homem é morto com tiro na cabeça no Jardim Centro Oeste