Menu
Menu
Busca sábado, 06 de dezembro de 2025
CCR Vias - Movida - Nov-Dez25
Geral

Estudantes da Capital participam de aulão preparatório para o Enem

20 outubro 2017 - 18h28Da redação com assessoria

A 15 dias do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), está na hora de os estudantes revisarem os conteúdos e tirarem as últimas dúvidas antes da avaliação que é a porta de entrada para a maioria das universidades brasileiras. Para auxiliá-los nesta tarefa, as escolas de ensino médio em tempo integral – Escolas da Autoria, de Campo Grande, reuniram os estudantes do 3º ano no teatro do Colégio Dom Bosco, na manhã desta sexta-feira (20.10), para um aulão preparatório para o Enem, abordando os conteúdos de Língua Inglesa, Física, Atualidades/Redação, Matemática e Biologia.

Como um dos objetivos do aulão é a integração, as aulas foram ministradas por profissionais de diferentes escolas. “Um dos princípios da Escola da Autoria é justamente a convivência, a união e espírito de equipe, e hoje podemos viver esta integração entre professores e estudantes”, explicou a diretora da Escola Estadual Lucia Martins Coelho, Déborah Dal Moro. “Nossos estudantes estão ansiosos por mais conhecimento e por isso, temos promovido “aulões” na escola também. Ontem à noite fizemos um e hoje eles estão aqui, mostrando como estão focados no estudo”, destacou a diretora.

O aulão começou com Língua Inglesa, disciplina ministrada na Escola Estadual Manoel Bonifácio Nunes da Cunha pelo professor Guevara Vascos de Toledo Pereira. “Este é um momento não só para ver o conteúdo, mas para os alunos se conhecerem e trocarem experiências sobre o que está acontecendo em cada escola”, afirmou. Muito aplaudido ao fim de sua aula, o professor credita o sucesso ao trabalho desenvolvido com profissionalismo e dedicação. “Quando a gente gosta do que faz, esse sentimento é refletido em sala de aula. Acho que os alunos gostam porque faço com muito carinho”, concluiu Guevara.

Durante toda a manhã, o que se viu foram estudantes atentos, interessados e participativos. Entre eles, Matheus Alexandre Cristaldo Fialho, da EE Lucia Martins Coelho. Para ele, a iniciativa ajuda a expandir o conhecimento dos estudantes. “Estamos vendo a mesma matéria, mas de um jeito novo, e isso é muito bom”, explicou. Alice Victória Camargo de Oliveira, da EE Severino de Queiroz, concorda. “É nesse momento que temos a oportunidade de conhecer outras escolas e ver como os outros professores ensinam. Muitas vezes ficamos presos ao tipo de ensino do nosso professor e, quando temos essa oportunidade, é legal ver como os outros alunos estão aprendendo e qual a metodologia do outro professor, explicou a futura advogada.

Escola da Autoria

Mais do que ampliar o tempo de permanência dos jovens na escola, A Escola da Autoria promove a formação para a vida, buscando ampliar as referências do estudante com relação aos valores e princípios que ele constitui ao longo de sua vida nos diversos meios com os quais interage; desenvolve um conjunto pleno de competências cognitivas, bem como um conjunto de outras competências essenciais nos domínios da emoção e da natureza social; e contribui para a redução do índice de abandono e aumenta a aprovação dos estudantes no ensino médio da Rede Estadual de Ensino.

A proposta da Escola da Autoria trabalha sobre a perspectiva da formação do jovem autônomo, solidário e com as competências necessárias para o século 21. Para que isso aconteça, a matriz dessas escolas atende de forma articulada as disciplinas da Base Nacional Comum e Parte Diversificada, que incluem disciplinas eletivas, projeto de vida, estudo orientado, pós-médio, práticas experimentais e ambientes de aprendizagem entre outras práticas.

Em Campo Grande, as Escolas da Autoria são oito: Amélio de Carvalho Baís, Prof. Emygdio Campos Widal, José Barbosa Rodrigues, Lucia Martins Coelho, Manoel Bonifácio Nunes da Cunha, Severino de Queiroz, Maria Constança de Barros Machado e Waldemir Barros da Silva. No interior, a Escola da Autoria está em Corumbá, Dourados, Maracaju e Naviraí.

 

Reportar Erro
Energisa Nov-Dez 25

Deixe seu Comentário

Leia Também

Outra novidade é que as famílias poderão acumular o Cuidar de Quem Cuida  com outros beneficios
Geral
Governo amplia vagas em programas sociais para cuidadores e estudantes em MS
O anúncio foi feito durante reunião na sede do Google, em São Paulo
Geral
MS fecha parceria com Google para usar IA na educação, saúde, segurança e agronegócio
Bilhetes da Mega-Sena
Geral
Mega-Sena sorteia prêmio acumulado de R$ 12 milhões neste sábado
Letícia foi atingida pelo ônibus a caminho da universidade
Justiça
TJMS nega liminar para soltura de motorista que atropelou e matou jovem em Coxim
Advogados devem peticionar novos processos previdenciários pelo eproc em 10 cidades de MS
Justiça
Advogados devem peticionar novos processos previdenciários pelo eproc em 10 cidades de MS
Adriane Lopes -
Saúde
Adriane tenta suspender promoção de médicos alegando crise, mas desembargador nega
Filho e pai -
Justiça
Justiça absolve acusado de matar o pai a facadas e aplica internação por tempo indeterminado
MS aprova lei que exige comunicação prévia sobre corte e ligação de serviços públicos
Geral
MS aprova lei que exige comunicação prévia sobre corte e ligação de serviços públicos
A prisão foi efetuada pela Força Tática da 11ª CIPM (Companhia Independente da Polícia Militar)
Polícia
Foragidos da Justiça, envolvidos em roubo, são capturados pela PM na região norte
Águas Guariroba conquista o Prêmio Quíron Rubi no "Oscar do Saneamento"
Geral
Águas Guariroba conquista o Prêmio Quíron Rubi no "Oscar do Saneamento"

Mais Lidas

Dupla foi presa em flagrante pelo homicídio
Polícia
Mulher foi assassinada na BR-262 pela prima após descobrir drogas em guarda-roupa
Imagem ilustrativa
Polícia
Mulher é presa por cortar virilha do filho de 6 anos para evitar abuso
Mária de Fátima, morta pela prima e jogada na BR-262, em Campo Grande
Polícia
Morta pela prima, mulher se refugiava na Capital após fugir de violência doméstica em MG
Divulgado lista de inscritos para apartamentos no Jardim Antártica
Cidade
Divulgado lista de inscritos para apartamentos no Jardim Antártica