Menu
Menu
Busca domingo, 10 de maio de 2026
Geral

Fazenda de Almir Sater em Aquidauana será sede para projeto experimental

Cantor ressalta que a ideia é recuperar a pastagem pantaneira sem muita interferência

19 novembro 2021 - 10h52Camila Farias    atualizado em 19/11/2021 às 10h55

A pastagem é a maior cultura cultivada no Brasil hoje e no país, hoje, possui aproximadamente 150 milhões de hectares de terras. A soja é uma das maiores culturas e ocupa aproximadamente 37 milhões de hectares. Porém, segundo dados da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), apenas 10% a 15% da área de pastagem é técnica, ou seja, utiliza alta tecnologia para o manejo. O resto está degradado e não aceitou nenhuma tecnologia.

Para melhorar a produção agropecuária, o pesquisador da Embrapa, Gustavo Spadotti ressalta que existem três caminhos para e todos eles passam pelo uso tecnologia: o aumento das áreas cultivadas, aumento da produtividade e maior intensidade de cultivo.

A empresa responsável pelo projeto Viter unidade de insumos agrícolas da Votorantim Cimentos, conduziu um projeto experimental na Fazenda Campo Novo, localizada em Aquidauana, no Mato Grosso do Sul, propriedade do cantor e compositor Almir Sater. 

A partir da análise, a recomendação foi de utilização de nutrientes importantes para o desenvolvimento da cultura plantada. Após aplicações, as condições chegaram aos números ideais para o desenvolvimento da pastagem. 

O cantor Almir Sater, conta que depois de 20 anos, perceberam que a areia pantaneira já não estava correspondendo mais, ocasionando muitas pragas também. 

“A ideia era recuperar essa área sem muita interferência. A área testada foi de 50 hectares e os primeiros resultados foram fantásticos. Antes deixávamos 100 cabeças de gado nessa área durante 20 dias. Hoje deixamos 160 vacas e 160 bezerros na mesma área durante 90 dias” explica Almir Sater.

As análises indicam que o tratamento conseguiu melhorar as características do solo, sua fertilidade e consequentemente o desenvolvimento da pastagem, levando à utilização da área para um maior número de animais.

Reportar Erro

Deixe seu Comentário

Leia Também

S10 está na lista
Geral
Leilão do Detran-MS com S10, HB20 e motos abaixo do preço de mercado recebe lances até 21 de maio
CEO do Grupo Energisa Ricardo Botelho, presidente Lula e o Ministro Minas e Energia Alexandre Silveira
Geral
Energisa renova concessão em MS por 30 anos e prevê R$ 4,4 bilhões em investimentos até 2030
Homem que matou 'Léo' e jogou corpo em fossa no Nova Lima pega 21 anos de prisão
Justiça
Homem que matou 'Léo' e jogou corpo em fossa no Nova Lima pega 21 anos de prisão
Sérgio Longen e Jiro Takamoto
Geral
Consulado Honorário do Japão é instalado na Casa da Indústria em MS
Ciep Lasar Segall, em Belford Roxo
Geral
Bomba explode e deixa oito alunos feridos em escola do Rio de Janeiro
Réu durante o julgamento - Foto: Vinícius Santos
Justiça
Acusado nega participação na morte de Léo no Nova Lima e diz que 'era amigo de infância'
Acusado, Iago Romão durante julgamento
Justiça
Acusado de ajudar a matar 'Léo' e jogar corpo em fossa no Nova Lima é julgado nesta sexta
 Gerson Claro destaca união familiar como legado
Geral
Gerson participa de homenagem às mães na ALEMS e fala sobre importância da família
Local do crime - Foto: Brenda Assis
Justiça
Por assassinato a tiros no bairro Moreninha, réu é condenado a 16 anos de prisão
Tribunal de Justiça aprova instalação de Vara Ambiental em Bonito
Meio Ambiente
Tribunal de Justiça aprova instalação de Vara Ambiental em Bonito

Mais Lidas

Motocicleta bateu na traseira de uma caminhonete
Polícia
Motociclista morre e garupa fica em estado grave em acidente na Duque de Caxias
Caso aconteceu no meio da rua em Àgua Clara
Polícia
VÍDEO: Homens são flagrados no 'rala e rola' a céu aberto em Água Clara
Imagem ilustrativa
Polícia
Vizinha denuncia casal por ato sexual com janela aberta em prédio no Pioneiros
Local do crime - Foto: Brenda Assis
Justiça
Por assassinato a tiros no bairro Moreninha, réu é condenado a 16 anos de prisão