A pastagem é a maior cultura cultivada no Brasil hoje e no país, hoje, possui aproximadamente 150 milhões de hectares de terras. A soja é uma das maiores culturas e ocupa aproximadamente 37 milhões de hectares. Porém, segundo dados da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), apenas 10% a 15% da área de pastagem é técnica, ou seja, utiliza alta tecnologia para o manejo. O resto está degradado e não aceitou nenhuma tecnologia.
Para melhorar a produção agropecuária, o pesquisador da Embrapa, Gustavo Spadotti ressalta que existem três caminhos para e todos eles passam pelo uso tecnologia: o aumento das áreas cultivadas, aumento da produtividade e maior intensidade de cultivo.
A empresa responsável pelo projeto Viter unidade de insumos agrícolas da Votorantim Cimentos, conduziu um projeto experimental na Fazenda Campo Novo, localizada em Aquidauana, no Mato Grosso do Sul, propriedade do cantor e compositor Almir Sater.
A partir da análise, a recomendação foi de utilização de nutrientes importantes para o desenvolvimento da cultura plantada. Após aplicações, as condições chegaram aos números ideais para o desenvolvimento da pastagem.
O cantor Almir Sater, conta que depois de 20 anos, perceberam que a areia pantaneira já não estava correspondendo mais, ocasionando muitas pragas também.
“A ideia era recuperar essa área sem muita interferência. A área testada foi de 50 hectares e os primeiros resultados foram fantásticos. Antes deixávamos 100 cabeças de gado nessa área durante 20 dias. Hoje deixamos 160 vacas e 160 bezerros na mesma área durante 90 dias” explica Almir Sater.
As análises indicam que o tratamento conseguiu melhorar as características do solo, sua fertilidade e consequentemente o desenvolvimento da pastagem, levando à utilização da área para um maior número de animais.
Reportar Erro