Menu
Busca sexta, 31 de março de 2023
(67) 99647-9098
TJMS - Mar23
Geral

Fiocruz encontra vírus Zika em pernilongo doméstico pela primeira vez

21 julho 2016 - 18h28Agência Brasil

Pesquisa realizada pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) constatou a presença do vírus Zika em mosquitos Culex quinquefasciatus (nome científico da muriçoca ou pernilongo doméstico) coletados na cidade do Recife. Esse achado confirma a espécie como potencial vetor do vírus causador do Zika, hipótese que, de acordo com a literatura científica, não havia sido comprovada até agora.

O estudo foi conduzido pela Fiocruz Pernambuco na região metropolitana do Recife, onde a população do Culex quinquefasciatus é cerca de 20 vezes maior do que a população de Aedes aegypti. Os resultados preliminares da pesquisa de campo identificaram a presença de Culex quinquefasciatus infectados naturalmente pelo vírus Zika em três dos 80 grupos de mosquitos analisados até o momento. Em duas dessas amostras os mosquitos não estavam alimentados, demonstrando que o vírus estava disseminado no organismo do inseto e não em uma alimentação recente num hospedeiro infectado.

A coleta dos mosquitos foi feita com base nos endereços dos casos relatados de Zika nas cidades do Recife e Arcoverde, obtidos com a Secretaria de Saúde do Estado de Pernambuco 

O número total de mosquitos examinados na pesquisa foi de aproximadamente 500. O objetivo do projeto é comparar o papel de algumas espécies de mosquitos do Brasil na transmissão de arboviroses. Foi dada prioridade ao vírus Zika devido à epidemia da doença no Brasil e sua ligação com a microcefalia.

De acordo com a coordenadora do estudo, Constância Ayres “a pesquisa simula a condição de viremia de um paciente real. Em seguida, os mosquitos foram coletados em diferentes momentos: no tempo zero, logo após a infecção, três dias, sete dias, 11 e 15 dias após a infecção pelo vírus”, esclareceu a pesquisadora.

Um grupo controle, com mosquitos alimentados com sangue sem o vírus, também foi mantido. Cada mosquito foi dissecado para a extração do intestino e da glândula salivar, tecidos que representam barreiras ao desenvolvimento do vírus. O procedimento se dá de maneira que, se a espécie não é vetor, em determinado momento o desenvolvimento do vírus é bloqueado pelo mosquito. No entanto, se a espécia é vetor, a replicação do vírus acontece, se dissemina no corpo do inseto e acaba infectando a glândula salivar, a partir da qual poderá ser transmitido para outros hospedeiros durante a alimentação sanguínea, pela liberação de saliva contendo vírus.

Segundo Constância, a partir do terceiro dia após a alimentação artificial, já foi possível detectar a presença do vírus nas glândulas salivares das duas espécies de mosquito investigadas: “Após sete dias, foi observado o pico de infecção nas glândulas salivares o que foi confirmado através de microscopia eletrônica”.

A partir dos dados obtidos serão necessários estudos adicionais para avaliar o potencial da participação do Culex na disseminação do vírus Zika e seu real papel na epidemia. O estudo atual tem grande relevância, uma vez que as medidas de controle de vetores são diferentes. Até os resultados de novas evidências, a política de controle da epidemia de Zika continuará pautada pelas mesmas diretrizes, tendo seu foco central no controle do Aedes aegypti.

 

Estação Criança

Deixe seu Comentário

Leia Também

Geral
JD1TV: Acusados de matar jovem em lava-jato são condenados a 12 anos
Geral
Em reunião, Riedel reafirma compromisso com inclusão e segurança alimentar
Geral
Governo pretende reavaliar pisos para gastos com saúde e educação
Geral
Após 48 dias, Balneário Municipal de Bonito reabre para Semana Santa
Geral
Após 6 anos, envolvidos em morte de jovem em lava-jato são julgados na Capital
Geral
JD1 NO AR estreia hoje em Corumbá
Geral
Agems fecha convênio para manejo de resíduos sólidos em Novo Horizonte do Sul
Geral
Energisa investirá cerca de R$6 bilhões em melhorias para 2023
Geral
Portaria certifica sete novos pontos de descanso para transporte rodoviário
Geral
Prazo para pagar 3ª parcela do IPVA 2023 encerra amanhã

Mais Lidas

Polícia
Mesmo com medida protetiva, Cinthya foi assassinada a tiros na frente do filho
Brasil
Sertanejo Matheus, dupla com Zé Henrique, morre atropelado em SP
Brasil
Motorista morre dirigindo ônibus e estudante salva colegas ao estacionar veículo
Interior
Tragédia: Homem mata esposa a tiros e tira a própria vida na frente de criança em Rio Brilhante