Menu
Menu
Busca sexta, 26 de julho de 2024
TJMS Jul24
Geral

Intensificação das ações de controle garante redução nos índices de raiva em Mato Grosso do Sul

Em 2015, o Estado registrou o menor índice de focos de raiva

27 junho 2016 - 12h16Notícias MS

O ritmo intenso empregado nas ações de controle da raiva realizadas pela equipe da Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro) sinaliza que os resultados do balanço, que será fechado no próximo mês, devem superar positivamente os obtidos no mesmo período do ano passado. Segundo o coordenador do Programa Estadual de Controle da Raiva dos Herbívoros, médico veterinário Fabio Shiroma de Araujo, o controle da população destes transmissores é realizado através de visitas às propriedades rurais.

Organizadas com base em análise de risco da Raiva em todo o Estado, as ações de captura são direcionadas às regiões mais propensas à ocorrência da enfermidade, para busca de possíveis abrigos e realização da captura. O principal ponto que colaborou para uma redução significativa dos índices de raiva em Mato Grosso do Sul nos últimos anos foi o constante trabalho de orientação e educação sanitária com os produtores e trabalhadores do campo.

Em 2015, o Estado registrou o menor índice de focos de raiva com redução de 57% nos casos em relação à media dos últimos 8 anos, com a captura de 2.292 morcegos hematófagos.

Somente nos dois primeiros meses deste ano a equipe contabilizou a captura de 307 morcegos hematófagos, em 27 municípios do Estado, resultado de 211 visitas às propriedades com maior risco de ocorrência da doença e 109 vistorias de abrigos. Neste mês de junho, já foram vistoriados 25 abrigos com captura e controle de 263 morcegos hematófagos.

Causador de enormes prejuízos à pecuária, em Mato Grosso do Sul a ocorrência da doença é favorecida pela sua posição geográfica, em consequência de fatores como a topografia e o clima favoráveis ao desenvolvimento de diversas espécies de morcegos, principalmente do morcego vampiro (hematófago) – principal transmissor nos Herbívoros (bovídeos, equídeos, ovinos, caprinos).

Por se tratar de um animal silvestre e que se alimenta basicamente de bovinos e equinos, esses morcegos habitam geralmente locais de difícil acesso, tais como: casas e poços abandonados, regiões de morros e serras, tubulações sob rodovias, entre outros. Por isso é imprescindível que toda vez que o produtor e ou responsável tiver conhecimento de animais sendo espoliados por morcegos hematófagos e tenham conhecimento de possíveis abrigos para estes que comuniquem o Escritório da Iagro mais próximo.

Fábio faz questão e ressaltar que a raiva é uma doença fatal transmitida dos animais para o homem. “Por isso é tão importante podermos contar com a participação do produtor rural na comunicação dos casos de animais com sintomatologia nervosa, conhecimento de abrigo com morcegos e presença de animais com sugaduras por morcegos hematófagos”. Essa comunicação poderá ser feita no Escritório da Iagro mais próximo da propriedade.

Nos casos de animais suspeitos, o médico veterinário explica que em hipótese alguma se deve manusear estes animais sob o risco de adquirir a doença. “Caso qualquer pessoa entre em contato com animal suspeito ou venha a ser agredido por morcegos, cães, gato, de procurar imediatamente o Posto de Saúde mais próximo”, orienta.

Para mais informações, o contato pode ser feito por telefone, no (67) 3901-2728, na Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro).

Reportar Erro
Digix - Julho24

Deixe seu Comentário

Leia Também

Dona Neli e seus netos
Comportamento
JD1TV - Dia dos Avós: Vovó Neli ensina receita de 'cueca virada' ao lado dos netos
Remco Evenepoel
Esportes
Ciclista belga detona qualidade de percurso das Olimpíadas
Foto: Divulgação
Geral
Brasil Ride Bonito 2024 começa na próxima semana
Foto: CBMMS/Gretap
Geral
Operação Pantanal: Equipes combatem o fogo próximo a fazendas em MS
Foto: Sinergia-MS
Geral
Empresa abre vagas para eletricistas e operador de munck na Capital
Foto: Chico Ribeiro
Geral
Para captar investimentos, Estado institui a Invest MS
Rose Modesto falou sobre a possível pré-candidatura
Justiça
Juiz proíbe Rose Modesto de impulsionar propaganda negativa contra administração
Sargento da PMMS é preso após condenação por furto de celular em ocorrência
Justiça
Sargento da PMMS é preso após condenação por furto de celular em ocorrência
Urna eletrônica
Justiça
Justiça eleitoral 'barra' divulgação de pesquisa em Campo Grande
Lotofácil da independência pode pagar R$ 200 milhões; maior prêmio da história
Geral
Lotofácil da independência pode pagar R$ 200 milhões; maior prêmio da história

Mais Lidas

Happy Land, Mundo Encantado da Disney, em Brasília
Comportamento
Um pedaço da Disney em Campo Grande? Parque e personagens chegam em agosto
Centro de Campo Grande
Cidade
Campo Grande lidera ranking de capital mais competitiva em Capital Humano do Centro-Oeste
Escola Sesi oferta 104 vagas de gratuidade integral na educação básica
Educação
Escola Sesi oferta 104 vagas de gratuidade integral na educação básica
Desembargador aposentado Paulo Alfeu Puccinelli, foi Vice-Presidente do TJMS no biênio 2009-2011 -
Justiça
MP pede nova perícia financeira em ação contra desembargador que 'favoreceu' Jamil Name