Menu
Menu
Busca sexta, 26 de abril de 2024
Geral

Juiz de Dourados condena réu menos de cinco meses após o crime

13 junho 2016 - 17h02

Quatro meses e vinte dias. Esse foi o tempo em que tramitou um processo na Vara do Tribunal do Júri na Comarca de Dourados. O fato é comum em varas criminais: o réu A.A.S. respondia por tentativa de homicídio por motivo torpe, porém o que chama a atenção é a rapidez na tramitação do processo. Diante da demanda judicial, o trâmite de um processo criminal, com julgamento no Tribunal do Júri, em pouco mais de 120 dias supreende.

Quanto ao processo em julgamento, narra  a denúncia que no dia 21 de janeiro de 2016, por volta de 2 horas, em frente à Delegacia de Pronto Atendimento Comunitário de Dourados, A.A.S. disparou contra N.L.S., que não morreu por circunstâncias alheias à vontade do réu.

O motivo do delito foi torpe, isto é, vingança por A.A.S. acreditar que a vítima estava na delegacia para denunciá-lo por outros crimes, além do recurso que dificultou a defesa, ataque repentino quando a vítima estava no interior de seu veículo, desavisada, em frente a uma delegacia de polícia.

Ao ser preso, o réu apresentou documento de identidade em nome de outra pessoa, além de ter consigo substância análoga a cocaína. Em data anterior, A.A.S. portava ilegalmente arma de fogo.

Defesa e acusação debateram em plenário. O promotor entendeu não ter havido a tentativa de homicídio e pediu a condenação por disparo de arma de fogo e posse de substância entorpecente. A defesa ficou com a mesma tese. O Conselho de Sentença desclassificou o crime doloso contra a vida para outro de competência do juiz togado.

Assim, o juiz Cesar de Souza Lima, da 3ª Vara Criminal, na sentença condenatória, apontou o art. 15 da Lei nº 10.826/03, que dispõe que disparar arma de fogo ou acionar munição em lugar habitado, via pública, desde que a conduta não tenha como finalidade a prática de outro crime, tem pena prevista de dois a quatro anos de reclusão e multa.

“O réu não só portava uma arma de fogo, como efetuou cinco disparos em via pública contra o prédio da Delegacia de Polícia Civil de Dourados. As provas são suficientes para apontar A.A.S. como proprietário do revólver utilizado, sem que fosse autorizado para tanto por lei ou regulamento e ainda efetuou disparos em local habitado”.

Quanto à posse de cocaína, para uso próprio, o juiz ressaltou que, ainda que tenha negado a propriedade do tóxico, testemunhas narraram que o acusado tinha em sua posse quatro gramas. “A materialidade do delito está consubstanciada no exame toxicológico, com a resposta positiva para a substância que causa dependência física e psíquica comumente designada como cocaína”, escreveu.

Diante das provas dos autos e da desclassificação pelo Conselho de Sentença, o juiz julgou parcialmente procedente a denúncia para condenar A.A.S., conhecido como Dede, atualmente preso, nas penas do art. 15, da Lei n.º 10.826/03 e do art. 28 da Lei n.º 11.343/06, a três anos e 6 meses de reclusão e 60 dias-multa.

Com isso, mais uma vez, o Poder Judiciário de Mato Grosso do Sul mostra eficiência e cumpre o previsto no art. 5º da Constituição Federal: a razoável duração do processo.

Reportar Erro

Deixe seu Comentário

Leia Também

Evanescence
Geral
Rock in Rio confirma show de Evanescence e mais três bandas
Anderson Leonardo do grupo Molejo
Geral
Morre o cantor Anderson Leonardo, do grupo Molejo
Foto: Divulgação
Geral
Tem árvore na fiação da sua rua? Energisa explica quando acionar serviço de poda
A dupla Alex e Yvan abrem o início do evento
Geral
Vicentina terá encontro Nacional de Violeiros e Violeiras de MS neste fim de semana
IPCA-15 desacelera em abril, aponta IBGE
Economia
IPCA-15 desacelera em abril, aponta IBGE
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Cristiano Zanin
Brasil
Governo consegue liminar no STF para suspender prorrogação de desoneração da folha
Júri condena mulher a 6 anos de prisão por matar marido com taco de madeira na Capital
Justiça
Júri condena mulher a 6 anos de prisão por matar marido com taco de madeira na Capital
Segundo em comando, João César MattoGrosso deixa Casa Civil
Geral
Segundo em comando, João César MattoGrosso deixa Casa Civil
Justiça Eleitoral determina perda de direito ao Fundo Eleitoral para o AGIR de Corumbá
Justiça
Justiça Eleitoral determina perda de direito ao Fundo Eleitoral para o AGIR de Corumbá
Operação mira desvio de recursos públicos em Bataguassu -
Polícia
Polícia Civil deflagra operação contra fraude em obra pública em Bataguassu

Mais Lidas

Ronaldo Sorana
Entrevistas
JD1TV: Sicredi inaugura "super agência" na sexta
Instituto Paraná Pesquisas divulgou os resultados de uma pesquisa de intenções de votos para a Prefeitura de Campo Grande
Geral
Paraná Pesquisas mapeou eleição na Capital
Carlos Teixeira, de 13 anos, morreu depois de ser vítima de bullying
Polícia
Depois de fazer bullying e matar adolescente, "coleguinhas" de escola fogem de SP
Fachada do TCE-MS
Interior
TCE 'barra' chamamento público de R$ 12 milhões para gerenciamento de saúde em Selvíria