O governador Reinaldo Azambuja sancionou a Lei nº 5.391, que institui a Semana Estadual de Doação de Sangue. A ordem foi publicada no Diário Oficial desta terça-feira (10), e inclui no Calendário Oficial de Mato Grosso do Sul, a comemoração anual, sempre na terceira semana do mês de agosto.
A escolha do período levou em conta a sazonalidade das doações. De acordo com o Hemocentro Coordenador de Mato Grosso do Sul (Hemosul), o período de junho a agosto é de queda acentuada nas doações por conta das baixas temperaturas e do tempo seco, que aumentam a incidência de doenças respiratórias.
Até mesmo agora, no mês de setembro, os estoques do permanecem baixos, havendo necessidade principalmente dos tipos sanguíneos O- e O+.
Durante esse período, o Governo do Estado poderá promover a intensificação de atividades diversificadas visando à promoção da prática de doação de sangue, como a criação de parcerias para realização de palestras, cursos, seminários, workshop e a realização de campanhas de divulgação para a promoção da ação voluntária.
Aprovada pela Assembleia Legislativa, a lei é de autoria do deputado Renato Câmara. “A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que o percentual ideal de doadores para um país esteja entre 3,5% e 5% de sua população. No Brasil, esse número é preocupante, pois não chega a 2%. Esta quantidade, ainda sofre uma queda alarmante durante os feriados e as férias, períodos em quem os hemocentros operam com menos que o mínimo necessário”, justificou o parlamentar.
Quem pode doar
Doadores precisam ter entre 16 e 69 anos. Há ressalvas, no entanto, para quem tem 16 ou 17 anos ou, ainda, mais de 60 anos.
No Hemosul, quem tem 16 e 17 anos precisa estar acompanhado de pai ou mãe ou responsável legal para fazer a doação, estar bem alimentado e ter acima de 55kg.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Governo amplia vagas em programas sociais para cuidadores e estudantes em MS

MS fecha parceria com Google para usar IA na educação, saúde, segurança e agronegócio

Mega-Sena sorteia prêmio acumulado de R$ 12 milhões neste sábado

TJMS nega liminar para soltura de motorista que atropelou e matou jovem em Coxim

Advogados devem peticionar novos processos previdenciários pelo eproc em 10 cidades de MS

Adriane tenta suspender promoção de médicos alegando crise, mas desembargador nega

Justiça absolve acusado de matar o pai a facadas e aplica internação por tempo indeterminado

MS aprova lei que exige comunicação prévia sobre corte e ligação de serviços públicos

Foragidos da Justiça, envolvidos em roubo, são capturados pela PM na região norte


Semana de doação será anualmente comemorada na terceira semana de agosto, período de maior queda nas doações (Reprodução)



