O ministro do Trabalho, Luiz Marinho (PT), afirmou nesta terça-feira (7), durante reunião na Frente Parlamentar do Empreendedorismo (FPA), que não teme a possibilidade das plataformas de transporte deixem o país em caso de regulação trabalhista dos aplicativos.
"Uma pergunta muito agressiva, e se a Uber e se as plataformas não gostarem do processo de formalização? Eu sinto muito. Tem uma lei vigente no Brasil e todos nós somos sujeitos a ela", comentou.
Marinho afirmou que a questão envolvendo os trabalhadores é complexa, e que a regulamentação é fruto de um debate e construção com a participação da sociedade, visando a valorização dos trabalhadores. "Tem que ter controle para não ter excesso de jornada, porque isso facilita os acidentes", comentou.
Durante a reunião, o ministro afirmou ter ouvido empresários e trabalhadores individualmente e que vai juntar à mesma mesa as entidades que representam as plataformas para que os entendimentos sejam tratados.
"O ideal aqui é que as partes encontrem uma alternativa, encontrem o ponto comum e o governo seja simplesmente o intermediador dessa conversa. Em não havendo acordo, o governo evidentemente vai oferecer sua visão ao Parlamento”, comentou.
Além disso, o ministro afirmou que, caso as plataformas deixem o país, os Correios podem ocupar o espaço deixado pela saída.
"Eu disse que empresas de logística, como é o caso dos Correios, podem pensar em ter um aplicativo para oferecer como alternativa e talvez uma alternativa melhor do que a que está existindo pelas atuais plataformas, que têm a visão do lucro necessário, a exploração da mão de obra necessária, o que uma empresa do caráter dos Correios talvez não fosse necessidade, simplesmente cobrir os custos estaria de bom tamanho”, comentou.
Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 e acompanhe em tempo real todas as notícias. Para baixar no IOS, clique aqui. E aqui para Android.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

TJMS autoriza intimação por WhatsApp para garantir celeridade na proteção às mulheres

Músico que matou jornalista Vanessa vira réu em novo processo criminal por furto

TCE emite parecer pela reprovação das contas de 2023 da prefeitura de Ribas do Rio Pardo

Festival Cine Aves: Bioparque Pantanal tem recorde de público

Horóscopo do dia - Veja a previsão para o seu signo 23/6/2025

Estudantes enfrentam mais de 4 horas de deslocamento escolar e MPMS exige providências

Fred Smith, fundador da FedEx, morre aos 80 anos

E saiu! Aposta mineira acerta dezenas e ganha R$ 127 milhões da Mega-Sena

Maya Massafera muda cor dos olhos com cirurgia de alto risco proibida no Brasil
