A Medida Provisória 894 publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta quinta-feira (5) institui pensão especial destinada a crianças com microcefalia decorrente do zika vírus, nascidas entre 1º de janeiro de 2015 e 31 de dezembro de 2018, beneficiárias do Benefício de Prestação Continuada (BPC).
O valor da pensão vitalícia é de um salário mínimo. A MP foi assinada na quarta-feira (4) em cerimônia realizada no Palácio do Planalto. Segundo o governo, há 3.112 crianças com microcefalia, nascidas nesse período, que recebem o BPC.
As famílias elegíveis, que optarem pela pensão especial, não poderão acumular os dois benefícios e deixarão de receber o BPC em caso de concessão da pensão, que o valor também é de um salário mínimo.
A diferença é que o BPC está vinculado a uma faixa de um quarto do salário mínimo per capita de renda mensal da família. Acima disso, não é possível requerer o BPC. As mães que conseguem emprego perdem o benefício.
A pensão especial é intransferível e não gerará direito a abono ou a pensão por morte.
Reportar Erro
Deixe seu Comentário
Leia Também

Detran-MS alerta para golpe envolvendo o novo CNH do Brasil

Novo RG: Campo Grande tem 1 mil vagas diárias para emissão da identidade nacional

Congresso Nacional retoma trabalhos em fevereiro com 73 vetos de Lula na pauta

Gerente dos Correios é preso em flagrante por furto de mercadorias

Adriane Lopes corta 220 vagas do Instituto Mirim e reduz inclusão de adolescentes

Justiça de Paranaíba condena homem a 23 anos de prisão por estupro de vulnerável

Trabalho escravo e tráfico de pessoas fazem Justiça registrar alta histórica em 2025

TJMS revoga prisão de investigado por suposto estupro de vulnerável

Acusado de homicídio por espancamento em Campo Grande é condenado a 10 anos de prisão

A Medida Provisória 894 publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta quinta-feira (5) (Reprodução/Internet)


