Menu
Menu
Busca sábado, 22 de junho de 2024
UEMS Pantanal Tech - Jun24
Geral

Melhores do ano CG: especialista alerta para golpe no Instagram

Ganhando espaço na rede social, o perfil duvidoso já está com mais de 21 mil seguidores; Saiba mais

06 fevereiro 2023 - 16h55Brenda Leitte    atualizado em 07/02/2023 às 13h12

É golpe ou não é? O JD1 te explica! Nos últimos dias, muita gente se deparou com esse novo perfil "Melhores do Ano Campo Grande-MS", onde há inúmeras publicações de diferentes categorias para que as pessoas possam marcar aquela empresa ou profissional que mais se destacou no ano de 2022 na Capital.

Melhor açougue, barbearia, loja de roupa, restaurante, academia. São inúmeras as categorias listadas para que os Campo-grandenses possam escolher e votar nos comentários da publicação. Mas de onde veio essa premiação? Como faz para participar? Quem está organizando? E quando sairá os resultados?

Muitos internautas podem não ter parado para refletir nas consequências dessa, até então, premiação que não acontece apenas na Capital de Mato Grosso do Sul, mas também em outros cantos do país. Recentemente, um especialista em Instagram publicou um vídeo em sua rede social alertando sobre o golpe.

"O Melhores do Ano está acontecendo em várias cidades do Brasil, e muitas pessoas não estão se dando conta desse golpe. Primeiro, se trata de uma conta nova, é até possível ver isso pelo azulzinho que aparece no perfil. Segundo, não teria como saber todos os comentários da publicação, já que são milhares de comentários em cada categoria”, iniciou ele.

Citando sobre o que vem depois da “chuva de comentários” nas postagens, Chrystian Sérgio ainda alertou para o que vem depois disso. “Depois de um tempo, eles falam quais foram os melhores, mas não divulgam para o público, eles procuram pela empresa ou profissional no privado, alegando serem os novos vencedores das diversas categorias. Com isso, eles inventam um prêmio qualquer e disponibilizam um link que dará acesso a um formulário para que seja preenchido, onde serão fornecidas todas as informações pessoais. A partir disso o perfil da pessoa será hackeado, perdendo o acesso à conta do Instagram, bem como o WhatssApp e o email da conta, por mais que tenham a autenticação de dois fatores”, detalhou o mineiro. Assista:

 

Após conseguirem aplicar o máximo de golpes possíveis em pessoas da mesma cidade, o especialista cita que o perfil troca de nome - usuário, podendo utilizar para outro perfis, até mesmo vendendo a conta, por se tratar de seguidores reais. No caso do perfil "Melhores do Ano Campo Grande MS", na biografia indica que o organizador responsável pela premiação seria a "Aliança Publicidades & Pesquisas".

O JD1 apurou que o nome citado no perfil, se trata de uma empresa que era localizada no município de São Paulo/SP, cuja data de abertura foi em 14/08/2002. Contudo, atualmente sua situação cadastral na Receita Federal é Inapta. O perfil Aliança no instagram também consta que já teve o nome alterado na conta 3 vezes.

Reprodução Instagram - JD1

 

Segundo um leitor, que preferiu não ser identificado, ele teria procurado pela empresa a fim de obter mais informações sobre como funciona a premiação, tendo em vista que muitos colegas haviam marcado sua academia na categoria de melhor academia de Campo Grande. "Eu e mais uma galera do marketing vimos que teríamos que pagar uma certa quantia em dinheiro para ganhar o pódio, o que acaba fazendo uma péssima proposta para o embate e já nos causou desconfiança".

A equipe de reportagem entrou em contato com o perfil "Aliança Publicidades & Pesquisas" para saber dos fundamentos desta premiação e obter maiores informações, mas não obteve resposta até a publicação desta matéria.

 

Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 e acompanhe em tempo real todas as notícias. Para baixar no IOS, clique aqui. E aqui para Android.

Reportar Erro

Deixe seu Comentário

Leia Também

Harley-Davidson tem data para fechar na Capital
Geral
Harley-Davidson fechará loja de Campo Grande em julho
Charles foi indiciado por homicídio contra Michelli e tentativa de homicídio contra amigos
Cidade
Juiz desconsidera laudo e condena motorista a 21 anos de prisão por morte na Capital
Apostas podem ser realizadas em casas lotéricas
Geral
Com prêmios milionários, Quina de São João e Mega-Sena serão sorteadas hoje
Motorista de avião morre durante voo
Geral
Piloto de avião morre durante voo e copiloto faz aterrissagem de emergência
Fumaça saindo do alto da torre da Câmara dos Deputados
Geral
Fumaça na torre da Câmara assusta moradores de Brasília
Linn da Quebrada
Geral
Linn da Quebrada é internada para tratar depressão
Rodolpho Mangialardo
Geral
JD1TV: 'MS pela Vida' conserta mais de 200 eletrodomésticos de vítimas das enchentes no RS
Celeste Arantes, a 'Rainha-mãe', ao lado de Edson Arantes do Nascimento, o 'Rei' Pelé
Geral
Morre Celeste Arantes, mãe de Pelé, aos 101 anos
Conselheiro Jerson Domingos -
Justiça
Jerson Domingos quer que processo sobre Omertà fique em MS
Foto: Sérgio Saturnino
Geral
AMHASF publica lista de pessoas cadastradas para a regularização fundiária na Homex

Mais Lidas

Polícia Civil esteve na empresa em que aconteceu o acidente de trabalho
Polícia
Trabalhador morreu prensado após esquecer de puxar freio de mão de caminhão
Breno Souza Firmino, de apenas 16 anos, atuava como volante na equipe SUB-17 da Portuguesa
Polícia
Adolescente de time de MS morre na Capital
Moradora de Ponta Porã morre ao ter AVC aos 37 anos
Polícia
Moradora de Ponta Porã morre ao ter AVC aos 37 anos
Cabo Almir e Sargento Santos do 10° Batalhão da Polícia Militar
Polícia
Policial morto estaria envolvido em esquema de tráfico e roubo junto com o sargento