Foi publicada no Diário Oficial do Estado nesta quinta-feira (23), a Lei que institui o Protocolo Sul-Mato-Grossense Antirracista, com o objetivo de incentivar estabelecimentos de grande circulação de pessoas a adotarem, de forma voluntária, medidas de sensibilização, prevenção e acolhimento às vítimas de injúria racial e de racismo.
De acordo com a nova legislação, o protocolo é voltado a locais que possuam 50 ou mais funcionários, como instituições de ensino, centros comerciais, órgãos públicos, restaurantes e espaços de entretenimento. As ações previstas incluem capacitação de funcionários sobre racismo estrutural e letramento racial, divulgação de informações sobre direitos e canais de denúncia, além da criação de mecanismos para acompanhar casos de violência racial.
A lei também prevê procedimentos de acolhimento às vítimas, como a designação de pessoas treinadas para prestar apoio, disponibilização de espaços reservados para atendimento imediato e suporte na notificação às autoridades competentes, incluindo auxílio na coleta de provas e acesso a imagens de câmeras de segurança.
O texto autoriza ainda o Poder Executivo Estadual a incentivar e apoiar a implementação voluntária do protocolo, promovendo campanhas de sensibilização sobre a importância do engajamento dos estabelecimentos no combate à discriminação racial.
JD1 No Celular
Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp e fique por dentro dos acontecimentos também pelo nosso grupo, acesse o convite.
Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no iOS ou Android.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

TJMS nega liminar para soltura de motorista que atropelou e matou jovem em Coxim

Advogados devem peticionar novos processos previdenciários pelo eproc em 10 cidades de MS

Adriane tenta suspender promoção de médicos alegando crise, mas desembargador nega

Justiça absolve acusado de matar o pai a facadas e aplica internação por tempo indeterminado

MS aprova lei que exige comunicação prévia sobre corte e ligação de serviços públicos

Foragidos da Justiça, envolvidos em roubo, são capturados pela PM na região norte

Águas Guariroba conquista o Prêmio Quíron Rubi no "Oscar do Saneamento"

Força Tática prende traficante ligado à boca do "Escamoso" na região norte de Campo Grande

3º Leilão 'Direito de Viver' arrecada recursos para Hospital de Amor e movimenta Campo Grande


Foto: Horacio Villalobos/Getty Images 



