Desde janeiro de 2017, a Secretaria Municipal de Saúde (SESAU), por meio da Divisão de Imunização da Superintendência de Vigilância em Saúde, adotou um cronograma de aberturas de doses da vacina de Febre Amarela e BGC a fim de otimizar o uso dos frascos.
De acordo com a enfermeira Emmanuela Lopes, gerente técnica de imunização do Município, cada ampola destas vacinas contém de 5 a 10 doses e com prazo de validade de 6 horas quando aberto. Desta forma, as salas de vacina obedecem ao cronograma para melhor aproveitamento das doses.
Todos os dias, ao menos uma sala de vacinação atende a população nas sete regiões da Capital. O cronograma está afixado nas unidades básicas de saúde para orientar moradores e usuários. Confira o cronograma clicando aqui.
A coordenadora da Vigilância Epidemiológica da Sesau, Mariah Barros, explica que, no caso da vacina contra Febre Amarela, o Ministério da Saúde passou a recomendar, desde o ano passado, a aplicação de uma dose única para as áreas com exigência de vacinação em todo país.
“Portanto, aquela pessoa que já tomou a vacina contra Febre Amarela em algum momento da vida já está imunizado e não há necessidade de fazer o reforço”, pondera.
Até então, o Governo Federal pedia que os moradores das áreas com recomendação, e quem fosse viajar a estes locais, tomassem uma dose da vacina e, após 10 anos, recebessem um reforço.
Apesar dos casos recentes registrados em municípios do Estado de São Paulo e no Sul de Minas Gerais, a coordenadora reforça que não há motivos para pânico.
Até o momento não houve nenhuma orientação do ministério para fazer a antecipação de campanhas e as vacinas estão disponíveis nas unidades.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Governo amplia vagas em programas sociais para cuidadores e estudantes em MS

MS fecha parceria com Google para usar IA na educação, saúde, segurança e agronegócio

Mega-Sena sorteia prêmio acumulado de R$ 12 milhões neste sábado

TJMS nega liminar para soltura de motorista que atropelou e matou jovem em Coxim

Advogados devem peticionar novos processos previdenciários pelo eproc em 10 cidades de MS

Adriane tenta suspender promoção de médicos alegando crise, mas desembargador nega

Justiça absolve acusado de matar o pai a facadas e aplica internação por tempo indeterminado

MS aprova lei que exige comunicação prévia sobre corte e ligação de serviços públicos

Foragidos da Justiça, envolvidos em roubo, são capturados pela PM na região norte







