Será realizada, neste sábado (1º), a caminhada pelo fim do feminicídio, com a presença da atriz e modelo Luiza Brunet, às 8 horas, em frente à governadoria no Parque dos Poderes. A ação faz parte da Campanha Estadual de Combate ao Feminicídio, instituída pela lei estadual nº 5.202, realizada em conjunto pelos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário.
A sul-mato-grossense, Luiza Brunet, é ativista na luta pelo fim da violência doméstica e madrinha da campanha estadual. A atriz já foi vítima e, com isto, tornou-se porta-voz das mulheres que sofreram com seus parceiros. Luiza receberá, no próximo dia 24 de junho, no Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJ-MS), o título de embaixadora do programa "Mãos EmPENHAdas Contra a Violência”.
Em MS, a lei 5.202 instituiu o dia 1° de junho como “Dia Estadual de Combate ao Feminicídio”. A normativa também regulamenta a “Semana Estadual de Combate ao Feminicídio”. Desde que a lei passou a vigorar em 2018, 124 mulheres morreram em Mato Grosso do Sul. Outras 160 mulheres sobreviveram as tentativas de feminicídio.
A Campanha Estadual de Combate ao Feminicídio acontece de 1 a 7 de junho com palestras, blitzes educativas e rodas de conversa.
Mãos EmPENHAdas
O programa "Mãos EmPENHAdas contra a Violência", de iniciativa do TJ-MS, tem como objetivo a disseminação de informações sobre o fenômeno da violência doméstica e familiar contra a mulher e dos serviços de atendimento à mulher em situação de violência, por meio de parcerias com profissionais da área da beleza.
Recentemente, o programa ganhou notoriedade nacional, com a declaração de apoio de várias celebridades, bem como a conquista do Prêmio Direitos Humanos 2018. O programa começou quando a juíza de MS percebeu que as mulheres falavam espontaneamente da violência sofrida durante tratamentos em salões de beleza. O reconhecimento à boa prática veio com a implantação do programa em outros estados.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

Governo amplia vagas em programas sociais para cuidadores e estudantes em MS

MS fecha parceria com Google para usar IA na educação, saúde, segurança e agronegócio

Mega-Sena sorteia prêmio acumulado de R$ 12 milhões neste sábado

TJMS nega liminar para soltura de motorista que atropelou e matou jovem em Coxim

Advogados devem peticionar novos processos previdenciários pelo eproc em 10 cidades de MS

Adriane tenta suspender promoção de médicos alegando crise, mas desembargador nega

Justiça absolve acusado de matar o pai a facadas e aplica internação por tempo indeterminado

MS aprova lei que exige comunicação prévia sobre corte e ligação de serviços públicos

Foragidos da Justiça, envolvidos em roubo, são capturados pela PM na região norte


A atriz sul-mato-grossense é ativista na luta pelo fim da violência doméstica e madrinha da campanha estadual (Saul Scharamm)



