Menu
Menu
Busca sábado, 13 de abril de 2024
Geral

Sindicato dos Engenheiros trabalha em "renovação" para a categoria

Presidente destaca reaproximação com a categoria, além de qualificação dos profissionais por meio de ações do Senge

14 março 2023 - 13h13Sarah Chaves    atualizado em 14/03/2023 às 13h46

Garantindo uma reestruturação para a categoria dos engenheiros de MS, o presidente do Sindicato dos Engenheiros no Estado de MS (Senge), Diogo Rodrigues destacou demandas apresentadas no encontro da Federação Nacional dos Engenheiros.

Ao todo são 18 sindicatos que compõem a FNE (Federação Nacional dos Engenheiros), todos compareceram na reunião que levantou anteriormente o número de obras paralisadas em todo o Brasil e apresentou soluções e os caminhos para serem trilhados, além das solicitações da categoria de cada estado. 

Conforme Diogo Rodrigues, presidente do Senge, a demanda para Mato Grosso do Sul, é a retomada de obras, e lançamentos de projetos a médio e longo prazo, tais como a volta de operação das ferrovias, duplicação das BRs e MSs. "Quando assumimos o Sindicato, este também estava paralisado por conta da pandemia, pegamos a direção em junho de 2022 e nossa gestão prioriza a valorização dos profissionais. Estamos reestruturando o Senge”, destacou.

O presidente destaca que estão sendo finalizadas salas de cursos técnicos, presencial e à distância, tanto para atualizar os profissionais antigos na área, quanto para profissionalizar os novos. O investimento com os equipamentos já foi feito e com a contratação da plataforma o projeto deve iniciar nas próximas semanas.

"Nosso objetivo principal é a reaproximação com a categoria, defender o cumprimento do piso salarial e direitos dos profissionais", declarou o presidente.

Além da qualificação técnica, o Sindicato também lança em abril um cartão de descontos SENGE, onde serão realizados 50 convênios nas mais diversas áreas, para que o associado tenha descontos em compras de produtos, serviços, como combustível, barbearia, academia, de forma que o custo pago ao Sindicato volte para o trabalhador.

Entre as demandas, o Sindicato que fará esse ano 80 anos no estado, é a busca por sede própria, já que no momento usa um espaço cedido pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso do Sul (Crea-MS), onde estão concentradas todas entidades do sistema (Casa das Entidades).


Encontro em São Paulo

Durante a reunião com o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio (MDIC), foi discutido, além da paralisação das obras financiadas pela União, o planejamento do desenvolvimento das reformas necessárias para alavancar o crescimento sustentável e aquecimento do setor da construção civil que gera empregos a curto prazo em todos os estados antes do início de novas obras.

“Tudo começou a desandar por conta da Lava Jato, hoje tem obras paralisadas devido a problemas com o Sinapi, um sistema de preços nacional que defasa o custo benefício, pois quando o produto sai da fábrica, gera o ICMS, o custo do frete, o lucro de quem vai revender, o valor do projeto, por isso muitas obras foram paralisadas porque a empresa ganha a estação, mas o cara abandona para não levar prejuízo, ai tem que fazer um novo processo de licitação que pode levar até 6 meses", explicou.

Questões prementes como o sistema tributário brasileiro, complexo e regressivo, a alta taxa de juros que trava a economia e a desindustrialização precoce do País deram a tônica do debate.

Reportar Erro

Deixe seu Comentário

Leia Também

Escritora permanece hospitalizada
Geral
Escritora faz primeiro post após ataque de pitbulls e diz que está bem
Ministro Luis Roberto Barroso
Geral
Regulação da IA precisa proteger direitos fundamentais, diz Barroso
Bilhete de aposta da Mega-Sena
Geral
Mega-Sena sorteia prêmio acumulado de R$ 56 milhões neste sábado
Avião movido a hidrogênio fará o primeiro voo ao redor do mundo com zero emissões
Geral
Avião movido a hidrogênio fará o primeiro voo ao redor do mundo com zero emissões
Madonna
Geral
Madonna pede para brasileiros não falarem português durante show
Ponte da BR-262, que passa pelo Rio Paraguai, será interditada neste sábado
Geral
Ponte da BR-262, que passa pelo Rio Paraguai, será interditada neste sábado
Faustão sai do hospital
Geral
Após 47 dias internado, Faustão recebe alta do hospital
Cidade de Terenos
Geral
Governo homologa licitação para projeto de pavimentação da MS-355 e MS-270
Efetividade do judiciário de MS é destaque no Mês Nacional do Júri
Justiça
Efetividade do judiciário de MS é destaque no Mês Nacional do Júri
Lula
Geral
Lula embarca para a Colômbia na terça-feira

Mais Lidas

JD1TV: Peladão, homem é flagrado correndo com bumbum de fora na Mascarenhas de Moraes
Geral
JD1TV: Peladão, homem é flagrado correndo com bumbum de fora na Mascarenhas de Moraes
JD1TV: Homem que colocou fogo na ex-mulher se joga da ponte após cometer crime
Polícia
JD1TV: Homem que colocou fogo na ex-mulher se joga da ponte após cometer crime
Artistas confirmadas na Expogrande 2024
Comportamento
Expogrande 2024 divulga programação dos shows; confira as datas
Acidente congestionou rodovia
Polícia
AGORA: Grave acidente deixa pessoas mortas na BR-163, próximo a Anhanduí