Novas porções de óleo foram detectadas na região do Delta do rio Parnaíba, na divisa entre Maranhão e Piauí, um navio da Marinha, passa a partir deste domingo (17), a auxiliar as equipes na busca e no recolhimento dos resíduos lançados no mar. A substância voltou a aparecer neste sábado (16), levando as autoridades a recomendar que os banhistas evitem o contato com a água.
O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) tem divulgado diariamente relatórios que mostram o impacto do vazamento na fauna. Ao todo, foram encontrados 140 animais oleados, ou seja, com o corpo coberto parcial ou integralmente por petróleo, dos quais 100 morreram.
O Ibama estima que o vazamento já tenha afetado 10 estados, 115 municípios e 625 localidades. As manchas de óleo são observadas em 19 pontos do país. Os vestígios, quando o nível de contaminação é de até 10%, já totalizam 354 ocorrências.
Em nota, a Marinha destaca que, até o momento, contribuiu com a designação de 5.615 militares para a missão, além de ter disponibilizado 37 navios e 11 aeronaves.
Pela primeira vez, um vazamento de óleo registrado no Nordeste chegou até o litoral do Sudeste. O episódio foi confirmado também pela Marinha, no último dia 9.
A instituição esclareceu que foram encontrados e recolhidos pequenos fragmentos de óleo na praia de Guriri, no município de São Mateus, no Espírito Santo. As amostras da substância foram encaminhadas para o Instituto de Estudos do Mar Almirante Paulo Moreira, que confirmou ser o mesmo óleo encontrado no Nordeste.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

Leilão do Detran-MS com S10, HB20 e motos abaixo do preço de mercado recebe lances até 21 de maio

Energisa renova concessão em MS por 30 anos e prevê R$ 4,4 bilhões em investimentos até 2030

Homem que matou 'Léo' e jogou corpo em fossa no Nova Lima pega 21 anos de prisão

Consulado Honorário do Japão é instalado na Casa da Indústria em MS

Bomba explode e deixa oito alunos feridos em escola do Rio de Janeiro

Acusado nega participação na morte de Léo no Nova Lima e diz que 'era amigo de infância'

Acusado de ajudar a matar 'Léo' e jogar corpo em fossa no Nova Lima é julgado nesta sexta

Gerson participa de homenagem às mães na ALEMS e fala sobre importância da família

Por assassinato a tiros no bairro Moreninha, réu é condenado a 16 anos de prisão

Um navio da Marinha passa a auxiliar as equipes na busca e no recolhimento dos resíduos lançados ao mar (REUTERS/Alisson Frazão)


