Menu
Menu
Busca quinta, 28 de março de 2024
Geral

Núcleo dará apoio a famílias vítimas de Feminicídio

17 maio 2016 - 16h02Assessoria

Mato Grosso do Sul é o 9º estado com maior número de Feminicídios – assassinatos cometidos contra mulheres. O Estado tem a taxa de 5,9 feminicídios para 100 mil mulheres, índice superior à taxa nacional, de 4,8 Feminicídios para 100 mil mulheres, segundo Mapa da Violência de 2015. 

Para apoiar e atender as pessoas que sobreviveram à tentativa ou trauma da perda de mães, filhas, esposas, companheiras, por meio do assassinato em virtude do gênero, a Subsecretaria de Políticas Públicas para Mulheres (SPPM) pasta ligada à Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho (Sedhast), inaugura nesta quarta-feira (18), às 10h, Núcleo de Atendimento às Sobreviventes e às Famílias das Vítimas de Feminicídio (NAFem).

Para a titular da Sedhast, Elisa Cleia Nobre, os dados apresentados pelo relatório da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) da Violência contra a Mulher, de 2013, caracteriza uma grave violação dos direitos humanos das mulheres e justifica a criação do núcleo. Conforme o documento, houve o assassinato de 43,7 mil mulheres no país entre 2000 e 2010 — 41% delas mortas em suas próprias casas, muitas por companheiros ou ex-companheiros

A subsecretária de Políticas Públicas para Mulheres, Luciana Azambuja Roca, disse que o NAFem  vai assegurar o atendimento psicossocial às famílias das vítimas de Feminicídio e quando necessário acompanhar e encaminhar para a  Rede de Atendimento. Por meio de grupos sócios terapêuticos propiciar a construção e ressignificação de vida pós-trauma aos familiares.

O núcleo também vai proporcionar conhecimento da Rede de Atendimento em Políticas Públicas, conhecer as especificidades das pessoas que serão atendidas e priorizar momentos de troca, cuidado, atenção, solidariedade e ação em conjunto com as demais Políticas Públicas de Atendimento à Mulher.

Feminicídio – É o assassinato cometido por razões da condição de gênero, isto é, quando o crime envolve: “violência doméstica e familiar e/ou menosprezo ou discriminação na condição de mulher” refletindo na qualidade de vida da família da vítima, nos aspectos sociais, econômicos, políticos e emocionais.

Em março de 2015 foi aprovada a Lei nº 13.104, que modifica o Código Penal para incluir o Feminicídio como forma de homicídio qualificado, enquadrando-o também como crime hediondo. A mudança traz novos desafios e um deles é a sensibilização dos profissionais e das instituições de segurança pública e justiça criminal para investigar, processar e julgar de forma adequada e eficaz os Feminicídios.

Serviços 

O NAFem será implantado no Centro de Atendimento Especializado da Mulher (CEAM), localizado na Rua: Pedro Celestino, 437, centro – telefone: 3361-7519.

Reportar Erro
Fapec Caarapo

Deixe seu Comentário

Leia Também

Reparos da ponte sobre o rio Paraguai
Geral
Próxima etapa dos reparos da ponte sobre o rio Paraguai terá alpinistas
Secretaria Municipal de Saúde de Campo Grande
Geral
Candidatos aprovados em concurso da saúde são convocados para atuarem na Sesau
Centro De Educação Infantil Girassol -
Cidade
Mãe denuncia constrangimento em escola infantil na Capital
Natalin foi assassinada pelo marido em fevereiro
Justiça
Ex-militar acusado de matar esposa com golpe de "mata-leão" encara júri popular
TOP 10 do BBB 24
Geral
Em "Modo Turbo", BBB eliminará três participantes por semana; entenda
Câmara Municipal de Rio Brilhante -
Interior
Vereadores de Rio Brilhante aprovam aumento salarial de 49%
Foto: Guido Breÿ Jr.
Geral
MS adere 'compra conjunta' que deve diminuir gastos dos cofres estaduais
Imagem ilustrativa
Justiça
Porte de arma que não dispara não configura crime, diz STF
Os secretários Rodrigo Perez, Frederico Felini e Eduardo Rocha se reuniram com presidente Gerson Claro e líderes da Alems
Geral
Governo entrega à Assembleia projeto de auxílio médico para servidores inativos
Deputada Mara Caseiro e Mônica Riedel
Geral
Riedel sanciona Lei para proteção e apoio à Mulher Parlamentar

Mais Lidas

Artistas confirmadas na Expogrande 2024
Comportamento
Expogrande 2024 divulga programação dos shows; confira as datas
Local onde aconteceu o confronto
Polícia
JD1TV AGORA: 'Tigrão do PCC' morre em confronto com o Choque na Capital
Caso aconteceu em uma das lojas de roupa do shopping
Polícia
'Pai de santo' tenta furtar calça em loja de shopping de Campo Grande
De empresários a policiais civis, veja quem são os alvos na Operação Snow
Polícia
De empresários a policiais civis, veja quem são os alvos na Operação Snow