A saúde pública em Dourados é novamente alvo de ação. O Ministério Público Estadual (MPE) instaurou um inquérito civil para apurar omissão de socorro e falsidade ideológica no Hospital Universitário (HU) de Dourados, localizado a 233 km de Campo Grande.
De acordo com o órgão, o HU apresentou dificuldades na disponibilização de vagas de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) em casos urgentes de internação, apesar de o município ter uma Central de Regulação de Leitos, que aparentemente não estava funcionando regularmente. Assim, o MPE irá apurar a suposta deficiência na Central, especialmente nos casos de solicitação de transferência de vagas para o HU.
De acordo com diligências realizadas pelo Conselho Municipal de Saúde, foram encontrados 24 leitos vazios no dia 17 de junho de 2016. Segundo a Fundação de Serviços de Saúde de Dourados (FUNSAUD), responsável pelo Hospital da Vida e da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), o HU negou por 26 vezes a transferência de pacientes em estado grave nos dias 16 e 17 também de junho, sob a alegação de superlotação.
Além do inquérito instaurado, o MPE encaminhou ofício à Polícia Federal (PF), para apuração de omissão de socorro e falsidade ideológica por agentes públicos responsáveis pela transferência de pacientes do hospital. Também oficiou o Ministério Público Federal (MPF) e a Comissão de Direitos Humanos da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional de Mato Grosso do Sul (OAB/MS).
Deixe seu Comentário
Leia Também

Advogados de Bolsonaro devolvem joias e armas sauditas

Atrativos turÃsticos de Bodoquena funcionam com restrições

Dilma é eleita a nova presidente do Banco do Brics

Eletronuclear é multada em R$ 2,1 milhões após vazamento de água radioativa

Criança de 1 ano e 9 meses engasga com remédio e é salvo por PM na Capital

Acidente termina em capotamento na Vila Carlota

"Quadro de Lula é bom e estável", diz médico do presidente

Brasileiros estão entre os que mais receberam vistos norte-americanos

JD1TV: Corda de bungee jump arrebenta durante salto de 30 metros de altura
