Menu
Busca sexta, 03 de fevereiro de 2023
(67) 99647-9098
Geral

Período de Defeso nos rios de MS termina neste segunda-feira

A Piracema é o período de defeso, destinado à reprodução dos peixes com qualidade

28 fevereiro 2022 - 13h51Brenda Assis

 período de defeso reservado à reprodução dos peixes – apelidada de Piracema – termina nesta segunda-feira, dia 28 de fevereiro, e amanhã, terça-feira de Carnaval, dia 1º de março, começa a temporada de pesca 2022 nos rios de Mato Grosso do Sul. Quem tiver com planos de aproveitar parte do feriado de Carnaval praticando a pesca amadora, precisa emitir a licença ambiental do Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul) e ficar atento às regras. 

A Piracema é o período de defeso, destinado à reprodução dos peixes com qualidade. Os cardumes sobem os rios em direção às cabeceiras onde ocorre a desova. Esse percurso é longo e cheio de contratempos – como cachoeiras, corredeiras – o que faz com que os peixes protagonizem cenas incríveis, com saltos e muito barulho. Vendo isso, os indígenas chamaram o fenômeno de pira (peixe) cema (subida, saída).

Cota

Desde 2020, só é permitido ao pescador levar um exemplar de peixes de espécie nativa (por exemplo: pacu, pintado, cachara, jaú, dentre outros), além de cinco exemplares de piranhas, dentro das medidas mínima e máxima. Se a espécie pescada estiver fora dos tamanhos permitidos, deve ser solta imediatamente no local. Já a pesca do dourado segue proibida até 2024, conforme Lei 5.231, Lei nº 5.321 de 10 de janeiro de 2019.

Com relação às espécies consideradas exóticas, não há cota, o pescador pode levar qualquer quantidade que conseguir pescar. São consideradas exóticas (não pertencem à fauna local) as espécies apaiari, bagre africano, black bass, carpa, peixe-rei, sardinha-de-água doce, tilápia, tucunaré, zoiudo, tambaqui.

A Polícia Militar Ambiental (PMA) estará com todo efetivo em operações nos principais pontos de pesca do Estado para garantir que o período de defeso e as regras de retorno da pesca sejam respeitados.

Serviço: Para não restar dúvidas quanto ao que pode e o que não pode ser utilizado, o Imasul e a PMA prepararam uma Cartilha do Pescador, que pode ser acessada aqui. Para emitir a Licença Digital de Pesca o interessado deve acessar o site do Imasul ou através do aplicativo MS Digital disponível nas lojas de Android e iOS.

Gov Dengue - Jan23 Square

Deixe seu Comentário

Leia Também

Geral
Relatos apontam para 30 casos de jovens Yanomami grávidas após abusos de garimpeiros
Geral
Após novas regras, PF abre recadastramento de armas em MS
Geral
Raul Gil é internado em São Paulo e passa por procedimento no esôfago; saiba mais
Geral
Salário dos servidores municipais estará na conta nesta sexta-feira
Geral
JD1TV: Sucuri de quase dois metros é resgatada em rua de Dourados
Geral
Controlador-geral do Município é exonerado
Geral
Herculano Borges é o novo diretor da Fundesporte
Geral
Cabral tem prisão domiciliar revogada pelo TRF2 em um dos processos
Geral
Após medidas, ligações de telemarketing com robôs teve queda de 40%, diz Anatel
Geral
Empresa quer trazer de volta à vida o pássaro Dodô, extinto no século XVII

Mais Lidas

Cidade
'Sorrisão doce e largo', amigas lamentam morte de Ana Karolina em acidente
Polícia
JD1TV: Recém-nascido é abandonado em caixa no Aero Rancho
Polícia
Motociclista colide em carreta e morre em Campo Grande
Polícia
"Heroizinho", bombeiros se comovem em resgate de recém-nascido