A Petrobras divulgou na quinta-feira (5) que demitiu por justa causa os funcionários "contra quem existem fortes evidências de envolvimento em irregularidades apuradas no âmbito da 57ª Fase da Operação Lava Jato". Batizada de Sem Limites, a etapa da operação deflagrada ontem contava com dois mandados de prisão contra funcionários que continuavam atuando na companhia.
Segundo a Polícia Federal e o Ministério Público Federal, funcionários da estatal receberam propina para alterar valores na compra e venda de petróleo e derivados com empresas estrangeiras. Os suspeitos também teriam realizado negócios irregulares de locação de tanques de armazenagens e, com alterações de centavos na negociação de cada barril, o esquema envolvia milhões de dólares devido à grande quantidade de combustível movimentada diariamente.
Foram decretados ao todo 11 mandados de prisão preventiva. Um dos funcionários que continuava na companhia atuava em Houston, nos Estados Unidos, em uma das representações da Petrobras no exterior. Foi emitido um alerta para Interpol contra ele. O outro suspeito trabalhava em uma das sedes da empresa no Rio de Janeiro, mas não foi preso porque está hospitalizado.
As negociações no exterior eram com grandes empresas chamadas do setor, entre elas a Vitol, a Glencore e a Trafigura. Segundo a Petrobras, será feita uma "nova avaliação para revisão do Grau de Risco de Integridade (GRI) das empresas implicadas e, onde se fizer necessário, e de acordo com seu processo de Due Diligence de Integridade, reclassificá-las".
Deixe seu Comentário
Leia Também

Guardas aceitam o “velho” nome, mas não mudança de atribuições

Sistema do Detran-MS permanece fora do ar nesta quinta-feira

Em audiência, Energisa diz "que não houve aumento de tarifa e sim de consumo"

Deputados voltam a debater "cota zero"

Reinaldo será entrevistado na Globo News nesta quinta

Prefeitura entra na luta pela causa animal

Reforma pode sofrer alterações no Congresso, diz Major Vitor Hugo

Lei Anticrime será debatida em audiência na OAB/MS

Sistema do Detran-MS está fora do ar nesta quarta-feira
