A Polícia Civil de Mato Grosso do Sul dá dicas sobre direito do consumir para a população. A proposta é fazer com que os cidadãos conheçam seus direitos para que não sejam prejudicados.
A maioria das pessoas desconhece os direitos que possuem ao realizar uma compra, seja ela presencial ou virtual e, por isso, acabam saindo no prejuízo. Para evitar situações complicadas, a polícia dá algumas dicas importantes sobre direito do consumidor.
Fique atento:
• Publicidade enganosa: Exija que o produto que você for comprar seja exatamente igual a o anunciado na publicidade, caso não seja, não compre!
• Compras a distância: Quando for comprar algo pela internet, correio ou telefone veja se o fornecedor é conhecido e confiável. Observe também a variedade das formas de pagamento, para garantir um retorno, caso haja algum problema.
• Forma de pagamento: Este é outro assunto controverso. Alguns estabelecimentos não aceitam cartão ou cheques, apenas dinheiro. Ter ou não a maquininha é um direito do dono do estabelecimento.
• Troco: O estabelecimento é obrigado a devolver o troco em moeda corrente e nacional, o nosso Real. Se o dono se recusar, ele pode até mesmo ser acusado de enriquecimento ilícito. Mas e se ele não tiver o troco? Simples: ele deve arredondar PARA BAIXO o valor da conta. Bala, chiclete ou afins não são moedas, logo não podem ser usadas na transação.
• Taxa de serviço: Elas não são obrigatórias, mas há bares e baladas que insistem nessa cobrança. O fato é: não é permitido obrigar o cliente a pagar por esse valor, mas sim, apenas pelo que efetivamente consumiu.
• Consumação mínima: É proibida a imposição e cobrança de consumação mínima, pois é vedado condicionar o fornecimento de produtos e serviços a limites quantitativos ou ao fornecimento de outro produto ou serviço, de acordo com o artigo 39, I do CDC.
Reportar Erro
Deixe seu Comentário
Leia Também

Geral
MS fecha parceria com Google para usar IA na educação, saúde, segurança e agronegócio

Geral
Mega-Sena sorteia prêmio acumulado de R$ 12 milhões neste sábado

Justiça
TJMS nega liminar para soltura de motorista que atropelou e matou jovem em Coxim

Justiça
Advogados devem peticionar novos processos previdenciários pelo eproc em 10 cidades de MS

Saúde
Adriane tenta suspender promoção de médicos alegando crise, mas desembargador nega

Justiça
Justiça absolve acusado de matar o pai a facadas e aplica internação por tempo indeterminado

Geral
MS aprova lei que exige comunicação prévia sobre corte e ligação de serviços públicos

Polícia
Foragidos da Justiça, envolvidos em roubo, são capturados pela PM na região norte

Geral
Águas Guariroba conquista o Prêmio Quíron Rubi no "Oscar do Saneamento"

Polícia






