A posse da nova Diretoria da Associação Sul-Mato-Grossense dos Criadores de Nelore (Nelore-MS), para o biênio 2026–2027, foi um dos destaques da 2ª Expogenética MS, realizada nesta sexta-feira (31), no Parque de Exposições Laucídio Coelho, em Campo Grande. O evento celebrou o avanço da genética bovina e o protagonismo do Mato Grosso do Sul na pecuária de corte, reunindo criadores, autoridades, representantes da indústria e entidades do setor.
Durante a solenidade, o governador Eduardo Riedel destacou o papel da Nelore-MS no fortalecimento da pecuária estadual e reafirmou o compromisso do governo com o desenvolvimento do setor.
“O Estado está presente, nas suas mais diversas formas e políticas públicas, porque a pecuária é um segmento vital para a nossa economia. Nos últimos dez anos, diminuímos a área de pastagem e o rebanho, mas aumentamos muito a produtividade e as exportações. Isso é resultado direto do investimento em tecnologia e genética”, afirmou Riedel.
O governador ressaltou que feiras como a Expogenética oferecem aos produtores espaço para inovação e oportunidades de negócio. “Aqui o produtor encontra tudo o que há de mais moderno. E, junto com a nova diretoria da Nelore-MS, fortalecemos a base genética da nossa pecuária, que é motivo de orgulho para o Estado”, completou.
O presidente da Nelore-MS, Paulo César de Matos Oliveira, reforçou que a posse simboliza a continuidade de um trabalho sólido em prol dos criadores e da evolução da raça Nelore no Mato Grosso do Sul.
“Essa feira representa o compromisso da Nelore-MS com o desenvolvimento do setor. Criamos oportunidades para que os criadores apresentem e comercializem sua genética melhoradora por meio de leilões, além de oferecer cursos e palestras técnicas sobre nutrição, melhoramento genético e reprodução. É assim que contribuímos para fortalecer a pecuária do nosso Estado”, destacou Matos.
Segundo ele, o Mato Grosso do Sul é referência nacional na criação de Nelore e na disseminação de genética de excelência. “Mais de 80% do nosso rebanho é formado pela raça Nelore. A melhor genética do país nasce aqui e se espalha pelo Brasil inteiro. É um orgulho para todos nós”, completou.
O presidente da Acrissul, Guilherme Bumlai, anfitrião do evento, destacou a relevância da Expogenética e o papel da entidade em promover iniciativas que valorizam a pecuária.
“Um evento como este aqui na Acrissul tem extrema importância para a pecuária do Mato Grosso do Sul e do Brasil, porque traz aquilo que é a espinha dorsal da carne de qualidade que produzimos tanto para o Brasil quanto para o mundo — que é a genética. É através dela que teremos animais melhoradores, precoces, com marmoreio e maciez. Tudo isso está representado nesta feira, com animais de produtores que são referência nacional”, afirmou Bumlai.
Ele ressaltou ainda o orgulho em sediar grandes eventos no Parque de Exposições Laucídio Coelho:
“É motivo de muito orgulho poder receber animais e criadores que são referência no Brasil e no mundo. Esse é o papel da nossa associação: fomentar outras entidades de raça e fortalecer a pecuária do nosso Estado”, completou.
A Expogenética MS contou com leilões, shows e rodeio, reunindo os principais nomes da pecuária e da indústria. Matos destacou também a importância da parceria com a FIEMS e o setor produtivo. “A pecuária, através da indústria da carne, gera mais de 18 mil empregos diretos. Ter o setor industrial participando e apoiando o evento engrandece ainda mais esta celebração da força da nossa pecuária”, afirmou.
Promovida pela Nelore-MS, com apoio da Acrissul, a 2ª Expogenética MS reforça o papel do Mato Grosso do Sul como polo de inovação, produtividade e sustentabilidade no agronegócio brasileiro, exportando não apenas carne, mas também conhecimento, genética e valor agregado para o Brasil e o mundo.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

TJMS nega liminar para soltura de motorista que atropelou e matou jovem em Coxim

Advogados devem peticionar novos processos previdenciários pelo eproc em 10 cidades de MS

Adriane tenta suspender promoção de médicos alegando crise, mas desembargador nega

Justiça absolve acusado de matar o pai a facadas e aplica internação por tempo indeterminado

MS aprova lei que exige comunicação prévia sobre corte e ligação de serviços públicos

Foragidos da Justiça, envolvidos em roubo, são capturados pela PM na região norte

Águas Guariroba conquista o Prêmio Quíron Rubi no "Oscar do Saneamento"

Força Tática prende traficante ligado à boca do "Escamoso" na região norte de Campo Grande

3º Leilão 'Direito de Viver' arrecada recursos para Hospital de Amor e movimenta Campo Grande


Posse aconteceu na noite desta sexta-feira (Foto: Brenda Assis)



