Mesmo considerando satisfatórios os índices alcançados durante o período normal da campanha, o prazo para imunização do rebanho contra a febre aftosa será prorrogado em alguns municípios das regiões do Planalto e Zona de Fronteira, em Mato Grosso do Sul. A Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal) enviou para publicação uma portaria prorrogando o prazo.
Segundo o diretor-presidente, Luciano Chiochetta, foram considerados os relatos das equipes da agência sobre as dificuldades de manejo dos animais, em virtude das fortes chuvas quando da realização dos trabalhos de vacinação e de identificação individual eletrônica de bovídeos, que acontecem simultaneamente nos municípios de Bela Vista e Porto Murtinho neste período.
Conforme a portaria, ficará prorrogado o período de vacinação nos municípios de Amambai, Tacuru, Naviraí, Caarapó, Eldorado, Iguatemi, Itaquiraí, Bela Vista e Porto Murtinho – região do Planalto – para até o dia 15 de junho e o período de registro para até 30 de junho.
Para os municípios de Ponta Porã, Mundo Novo e Japorã – zona de fronteira – o período de vacinação foi estendido para até 30 de junho e a data de registro para até 15 de julho.
Os pecuaristas da região do Pantanal, com suas peculiaridades e dificuldades de acesso, tem prazo conforme calendário oficial até 15 de junho para vacinação, podendo realizar ainda numa segunda etapa, aberta em novembro.
Obrigatória, a vacinação contra a febre aftosa em Mato Grosso do Sul tem mantido índices superiores a 99% nos últimos anos, fruto de estratégias bem sucedidas da Agência e a parceria com os produtores. Desde os episódios da doença em 2005, serviço de defesa e produtores trabalham conjuntamente contabilizando importantes conquistas como o fim da zona de alta vigilância na fronteira e o retorno das exportações de carne produzida naquela região para o mercado internacional.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

Produtores de Munhoz e Mariano são multados por oferecer álcool a adolescente em show; assista

Governo fecha 2025 com 88% das metas cumpridas e avanços em áreas estratégicas

Tribunal de Contas aponta que prefeita tem poder excessivo para definir gratificações salariais

Após identificar falhas, TCE cobra transparência total da "folha secreta" em Campo Grande

Deputado estadual Neno Razuk é condenado por crimes ligados ao jogo do bicho em MS

Governo do Estado vai investir R$ 500 mil para fortalecer rede hospitalar da Capital

AO VIVO - PL que reduz penas de condenados no 8 de janeiro é analisado no Senado

PM fecha "boca do Biel" no Danúbio Azul e leva pai e filho presos por tráfico

Justiça manda IMPCG depositar em juízo valores que seriam repassados ao Banco Master








